CEROF atende mais de 200 pessoas em campanha de retinopatia diabética
Expectativa é realizar ação anualmente, em referência ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em novembro
O Hospital de Olhos da Universidade Federal de Goiás (CEROF) realizou, no último dia 20 de novembro, a primeira Campanha de Retinopatia Diabética. A doença afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro, e é a principal causa de perda visual na população economicamente ativa em países desenvolvidos.
Realizada com o apoio das secretarias Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) e Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), a ação teve como objetivo reduzir os índices de cegueira e baixa visão na população goiana. "Mais de 200 pacientes passaram por triagem, receberam atendimento clínico e tratamento com fotocoagulação a laser e injeção intravítrea com agente anti-angiogênico", explicou o diretor-geral do CEROF, Jamil Miguel Neto.
Jamil conta que esta ação deverá acontecer anualmente, em referência ao Dia Mundial do Diabetes. O CEROF realiza diversos outros projetos junto à população goiana para manter a saúde dos olhos, minimizar e tratar doenças ligadas à visão.
Sobre a Retinopatia Diabética
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), quando associada a alterações nos níveis de glicose no sangue e a danos nos pequenos vasos da retina de pessoas diabéticas, a retinopatia diabética pode, no pior dos casos, levar à cegueira, sendo a principal causa da perda de visão entre pessoas de 20 a 64 anos de idade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 10 milhões de brasileiros têm problemas associados à enfermidade.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categories: Notícias Principais