Campanha de doação de sangue no Célia Câmara arrecada 76 bolsas
Unidade também cadastrou 16 novos doadores de medula
Na última quinta-feira, 1º de setembro, o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) recebeu o ônibus do Hemocentro para mais uma campanha de doação de sangue. Dos 92 doadores cadastrados, foram coletadas 76 bolsas e realizados 16 cadastros de medula. Mais de 300 vidas poderão ser salvas a partir das doações recebidas.
Por ser uma unidade de alto risco, que atende pacientes com casos clínicos de alta complexidade, o hospital faz uso constante de bolsas de sangue, sempre encaminhadas pela Hemorrede pública estadual à Agência transfusional do HMMCC para fornecimento interno aos que necessitam. Por este motivo, existe a mobilização frequente para campanhas de doação. "A única forma de repormos bolsas de sangue é com as doações", lembra Tallita Barbosa de Morais, biomédica responsável pelo laboratório do HMMCC, destacando que o hospital usa, em média, 70 bolsas por mês.
Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue, o que representa menos de 10% do sangue em circulação no corpo, sendo que em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirado na doação. Por este motivo, a doação não é perigosa, tampouco prejudica o doador. As pessoas que quiserem ajudar a salvar vidas podem agendar suas doações diretamente no Hemocentro pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site http://www.hemocentro.org.br/.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Fotos: Equipe/HMMCC
Categorias: Notícias Principais