Doação de leite humano salva vidas de bebês em UTIs
Hospital e Maternidade Dona Íris e Maternidade Nascer Cidadão são referência no recolhimento de doações em Goiânia
Neste mês de maio, celebramos a Doação de Leite Humano, tendo o Banco de Leite Humano da Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), ambas unidades de saúde geridas pela FUNDAHC, como responsáveis por cadastrar as doadoras, orientar quanto à forma de coletar o leite, processá-lo de forma a garantir sua durabilidade, além de ofertá-lo aos bebês recém-nascidos nas duas maternidades que precisam do alimento.
Cerca de 20 ml desse leite doado alimenta, a cada 3 horas, a pequena Manuela Carneiro, que nasceu prematura de 34 semanas e está na UTI Neonatal do HMDI desde o dia 12/5. Ela é filha da vendedora Regiane Carneiro de Oliveira, 37, que teve gemelares e vive seu puerpério dentro da maternidade. A mãe alimenta os bebês com o próprio leite em livre demanda e a complementação alimentar é feita com leite humano doado, via sonda nasogástrica, dentro de incubadoras.
A enfermeira Isabela Luisa de Almeida afirma que as doações são fundamentais para manter o estoque suficiente. “Uma mãe doadora consegue alimentar até 10 bebês dentro de uma UTI Neonatal. Isso é importante porque um bebê na UTI vai mamar pouquinho conforme a sua dieta. Então, ela pode salvar muitas vidas com um leite completo e muito rico“, ressalta.
A representante de medicamentos e doadora Pollyana Bonatti, mãe da Yasmin de 4 meses, doa há 2 meses para o HMDI. Ela afirma que vale a pena ver sua pequena ganhando peso, ao mesmo tempo em que ajuda outras crianças.
Rota do leite
O recolhimento do leite humano é feito em domicílio tanto pelo HMDI quanto pela MNC, onde é realizada a pasteurização do leite. Somente após esse procedimento, que dura em torno de uma semana, o alimento pode ser oferecido para o lactente, geralmente em estado grave, como é o caso das prematuras de Regiane.
Médico pediatra e diretor do Banco de Leite da MCN, Sebastião Leite reforça a simplicidade do procedimento, fundamental para de muitos bebês que precisam do leite humano para se recuperar e evoluírem como outras crianças. “Elas só precisam realizar o cadastro na MNC ou no HMDI, que explicamos todos os detalhes e buscamos os frascos com leite na residência delas semanalmente”, diz.
Como doar
Para ser doadora, é necessário que a mãe entre em contato com uma das unidades para fazer um cadastro. A doação é vedada para quem fez transfusão de sangue nos últimos 5 anos, quem fuma mais de 10 cigarros por dia, faz uso de drogas ilícitas ou incompatíveis com a amamentação, ou consome bebida alcoólica. A mãe doadora faz exames e recebe orientações sobre como retirar e acondicionar o leite em recipientes esterilizados fornecidos pelo hospital.
Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Iris
(62) 3956-8887 / (62) 997048570 *WhatsApp
Diariamente, das 9h às 19h Via Agendamento
Banco de Leite Humano da Maternidade Nascer Cidadão
(62) 3298-1214
Diariamente, das 8h às 17h (não é necessário agendamento)
Categorias: Notícias Principais