entrega certificado ONA HMDI e MNC

Secretária de Saúde entrega certificados de Acreditação Hospitalar a maternidades Dona Iris e Nascer Cidadão

Em 19/12/20 10:37. Atualizada em 07/07/23 22:41.

Em solenidade no Paço Municipal, diretores e gestores das duas unidades de saúde receberam os cumprimentos da secretária municipal de saúde pelo resultado positivo com o título ONA 1

Nesta sexta-feira, 18, o salão nobre do Paço Municipal foi palco da solenidade que confirmou a acreditação hospitalar Nível 1 concedida ao Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e à Maternidade Nascer Cidadão (MNC) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) após um longo e rigoroso processo de avaliação iniciado em fevereiro de 2020.

“Parabenizo as equipes das duas unidades pelo esforço e por terem acreditado na importância desse processo, que é possível oferecer um atendimento que não perde em nada a instituições privadas”, disse a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, ao reforçar o importante papel da FUNDAHC, cogestora das duas maternidades junto com a Prefeitura de Goiânia, na obtenção do título: “Atesta um processo de trabalho pautado pela segurança e pela qualidade. Vai nos trazer um ambiente de trabalho de assistência livre de erros. Apresentamos uma mudança de comportamento e agora cabe a vocês (FUNDAHC) continuar”, pontuou.

Diretora Executiva da FUNDAHC, Enilza Paiva agradeceu a confiança na Fundação e apontou o selo da acreditação como ‘uma coroação do trabalho’. “Esse resultado é uma confirmação de que nosso propósito está sendo alcançado. E quando digo “nosso”, refiro-me à FUNDAHC, à Prefeitura de Goiânia, a todos os profissionais que atuam nas unidades e à população”, afirmou.

Os princípios da acreditação hospitalar têm caráter eminentemente educativo, apresentando métodos e técnicas para promover a melhoria contínua dos processos internos dos serviços prestados nas unidades de saúde acreditadas. A qualidade passa a ser integrada à cultura da instituição, visando sempre o melhor atendimento aos pacientes/usuários.

Diretora administrativa financeira da MNC e especialista em Qualidade, Joice Almeida comentou que “a conquista da certificação ONA para as duas unidades públicas municipais vem para promover melhorias gerenciais e assistenciais, contribuindo para o cumprimento dos princípios básicos do SUS: Universalidade; Integralidade e Equidade”.

Rossana Catão Zampronha, diretora geral do HMDI, sublinhou o resultado “representa a validação externa de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de vários anos” e elogiou a equipe: “a dedicação diária de cada membro do time HMDI foi devidamente reconhecida pela entidade máxima de certificação hospitalar no país. Estamos devidamente acreditados, comprovando a segurança tanto dos pacientes que buscam a unidade quanto dos colaboradores que lá trabalham”.

Ao finalizar as falas oficiais, Rogério Cândido Rocha, diretor técnico da MNC agradeceu o apoio da secretária Fátima e da FUNDAHC durante o processo, principalmente por ele ter ocorrido durante a pandemia do coronavírus, assinalando que a humanização faz parte da Nascer Cidadão desde o  princípio. “MNC nasceu humanizada, é uma unidade referência nacional no parto humanizado, nos cuidados da mulher e da criança. Agora, mais do que nunca, atuamos com segurança. A chance de errar diminuiu substancialmente. A chance de acertar aumentou! É assistência de qualidade!”, vibrou.

A partir deste primeiro resultado, o HMDI e a MNC passarão por avaliações periódicas para confirmar o título alcançado e verificar se as unidades estão aptas a alcançar os títulos 2 e 3 da acreditação.

entrega certificado ONA HMDI e MNC

entrega certificado ONA MNC

entrega certificado ONA HMDI

Por Monique Pacheco -  assessora de comunicação da FUNDAHC

Categorias: Notícias Principais