Prefeito Iris Rezende e secretária Fátima Mrué visitam HMMCC
Acompanhado pela diretoria da unidade de saúde e pela presidente do Conselho Curador da FUNDAHC, líder do Executivo Municipal parabenizou equipe pela agilidade na entrega do hospital, que será referência em Goiânia para o tratamento da COVID-19
Nesta terça-feira, 07, o prefeito Iris Rezende e a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, estiveram no recém entregue Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara, no Conjunto Vera Cruz I, em Goiânia, para conferir as instalações dos 30 leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave. A unidade de saúde é gerida pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (FUNDAHC), e foi adaptado rapidamente para contribuir com o tratamento contra a Covid-19 no estado.
“Vocês estão de parabéns pela agilidade em concluir essa unidade de saúde que vai ser fundamental para nossa Goiânia”, comentou o prefeito, referindo-se à presidente do Conselho Curador da FUNDAHC, Cacilda Pedrosa, e aos diretores do HMMCC José Miguel de Deus (diretor-geral), Marcelo Cupertino (diretor-técnico) e Angélica Sant’Ana (diretora-administrativa). Com entrega prevista para maio como maternidade, o hospital foi adaptado em três semana a pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com sistema de videomonitoramento, adaptação dos quartos, que antes tinham dois leitos, para acomodar um só paciente em isolamento, além da contratação de profissionais qualificados para atender apenas pacientes de alta gravidade.
A secretária da SMS, Fátima Mrué, destacou ainda a competência técnica dos profissionais, já acostumados a atuar em Unidades de Terapia Intensiva. “Esta unidade tem excelência tanto na estrutura quando na equipe da FUNDAHC. Estamos prontos para atender com muita qualidade os casos de insuficiência respiratória encaminhados para cá”, reforçou.
O HMMCC atenderá apenas pacientes graves enviados pela Regulação da SMS, de Goiânia e outras cidades do estado. Até o junho, a unidade contará com 60 leitos, sendo 50 entre UTIs adulto e pediátrico, e as outras 10 de enfermarias de apoio às UTIs. Hoje, são 30 leitos de UTI adulto disponíveis. Está sendo finalizada a montagem de 10 dez leitos pediátricos, que serão entregues na sequência para atender pacientes com idade abaixo de 18 anos.
Tão logo a situação da COVID-19 for controlada e não houver mais necessidade do HMMCC oferecer atendimento específico ao tratamento de pacientes com a doença, a unidade reassumirá a forma de Hospital e Maternidade sob a gestão da FUNDAHC, assim como a Maternidade Nascer Cidadão e o Hospital e Maternidade Dona Iris, também unidades da Prefeitura de Goiânia.
Categories: Notícias Principais