Dia Mundial do Sono: qual a importância de uma noite bem dormida?
No último ano, nossas rotinas mudaram. Em Goiás e no resto do país passamos a conviver com diferentes níveis de isolamento social, aulas on-line, home office e praticamos menos atividades físicas. O resultado dessas mudanças, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o crescente número de pessoas que se queixam da má qualidade do sono.
Responsável por repor as nossas energias, otimizar o metabolismo e revigorar o corpo e a mente para uma nova jornada todos os dias, o sono previne doenças crônicas, repara danos celulares e fortalece nosso sistema imunológico. Por isso a importância do Dia Mundial do Sono — data celebrada neste 19 de março.
Criada pela própria OMS, a campanha visa abrir os nossos olhos para o sono e alertar tanto os profissionais de saúde quanto a população em geral sobre a importância de uma noite bem dormida, sobretudo neste momento histórico em que a sociedade enfrenta a pandemia do novo coronavírus.
Em situações como essa, é comum o aumento da ansiedade e de casos de insônia e outros distúrbios do sono. Por conta disso, é fundamental que todos redobrem os cuidados para que possam ter uma boa noite de descanso. As dicas são: fuja do sedentarismo, fique longe de aparelhos eletrônicos antes de dormir, melhore seus hábitos alimentares e tenha uma rotina bem definida.
Categories: Notícias Principais