Maternidade Nascer Cidadão empossa novas CIPAs
Comissões Internas de Prevenção de Acidentes ligadas à FUNDAHC e à SMS têm papel fundamental para minimizar os riscos de trabalho aos funcionários. Atuação impacta diretamente na produtividade e na motivação dos profissionais da unidade de saúde
Foram nomeadas e empossadas nesta terça-feira, 17, as duas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) que atuarão no biênio 2020/2021 na Maternidade Nascer Cidadão (MNC). Uma delas é ligada à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e a outra, à Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (FUNDAHC), responsável pela gestão da MNC. São 28 membros no total, 14 de cada comissão, sendo 7 titulares e 7 suplentes. Agora empossados, as equipes passarão por uma capacitação de 20 horas.
“Temos a particularidade de duas comissões aqui na Nascer Cidadão, o que nos dá mais força. São mais pessoas engajadas com o mesmo objetivo: manter a segurança para os trabalhadores realizarem suas atividades rotineiras”, afirmou a técnica em segurança do trabalho da FUNDAHC, Aláyne Ribeiro Lindozo.
As duas Comissões atuam em conjunto para garantir um ambiente de trabalho seguro aos profissionais da unidade de saúde. O papel das equipes é fiscalizar a maternidade em todos os pontos que podem gerar risco ao trabalhador. Ao garantir a segurança do trabalhador, a CIPA traz resultados relevantes para a produtividade, aumentando a motivação e reduzindo o índice de acidentes e doenças ocupacionais.
A diretora administrativa-financeira da MNC, Joice Almeida, parabenizou o empenho dos eleitos e agradeceu a parceria das CIPAs com a gestão. “Tivemos uma votação representativa que abrangeu todos os turnos e alcançamos um grupo forte, misto, que tem muito a somar. O trabalho de vocês é muito importante para nos ajudar no controle das precauções de segurança a todos nossos colaboradores”, destacou.
Sobre a CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, além de tornar compatível a realização dos serviços dos profissionais com a promoção da saúde dos trabalhadores.
A CIPA é regulamentada pela norma nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, e atualizada pela Portaria SIT nº 247, de 12 de julho de 2011, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). É uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos) e dos empregadores (designados), que atuam na promoção da segurança e saúde de todos os trabalhadores.
CIPAs eleitas para o biênio 2020/2021
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS)
Titulares do Empregador:
Diala de Carvalho
Paula Flávia
Mauricéia Alves
Lindaluci Cadide da Silva
Suplentes do Empregador:
Humberto Carlos
Ivonete da Rocha
Ione Barbosa
Titulares dos Empregados:
Rejany Moraes
Deivislene Silva Vilaça
Alonso da Cruz
Fernanda C. Silva
Suplentes dos Empregados:
Andrea dos Reis
Eliete Jacomini
Marleides Sales
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC)
Titulares do Empregador:
Danilo Pereira
Jhon Diego
Leticia do Santos
Delma Gomes
Suplentes do Empregador:
Fabiola Ferreira
Gleison Chaves
Tatiane A. de Oliveira
Titulares dos Empregados:
Priscila Salomão
Ednora Elias de Melo
Marcos da Silva
Alice Kênia
Suplentes dos Empregados:
Delriayne Cristina
Murillo Max
Ognaldo da Silva
Categorias: Notícias Principais