Leite materno: Gotas de amor para um mundo melhor

Leite materno: Gotas de amor para um mundo melhor

Em 19/05/22 12:35. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Tema da campanha 2022 do Dia Mundial de Doação de Leite Humano realça importância do aleitamento

Leite materno: Gotas de amor para um mundo melhor

Celebrado nesta quinta-feira, 19 de maio, o Dia Mundial da Doação de Leite Humano é uma iniciativa da Rede Global de Bancos de Leite Humano para a proteção e promoção do aleitamento materno. O tema da campanha 2022 é “Doação de leite materno: gotas de amor para um mundo melhor”. “Acabou-se discutindo como será o mundo pós-pandemia, e uma das formas de continuar evoluindo, melhorando, seria amamentando”, comenta o pediatra Sebastião Leite, responsável técnico pelo Banco de Leite da Maternidade Nascer Cidadão.

Este 19 de maio também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH), serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação. Os bancos realizam, ainda, atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães saudáveis.

O leite pasteurizado neste processo é oferecido aos recém-nascidos prematuros nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTINs) e a outros bebês internados na rede pública de saúde. “O leite materno é considerado alimento de ouro por suprir, sozinho, toda a necessidade nutricional dos bebês. Para as mães que não conseguem ou não podem amamentar por algum motivo, o ideal é oferecer leite da mesma espécie”, explica Sebastião.

Em Goiânia, além do BHL da MNC, há outro no Hospital Estadual da Mulher; um Posto de Coleta em funcionamento no Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), e outro em fase de estruturação no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC). Juntos, tiveram apoio de 225 mães doadoras para distribuir 230 litros de leite a 224 bebês no mês de abril.

“Houve um incremento pequeno de doadoras nos últimos trinta dias, mas ainda não é suficiente para manter um estoque que atenda a demanda dos bebês internados nas UTIs municipais e outros recém-nascidos da rede. Atualmente, tão logo o leite doado está disponível para consumo, ele é distribuído aos pacientes que necessitam”, conta Rosimary de Araújo Peres, nutricionista do Banco de Leite Humano da Nascer Cidadão.

Mãe de Cecília, 8 anos, e de Itan, 5 meses, a comerciante Jéssica Cardoso celebra o fato de ser doadora de leite materno. “Na minha primeira gestação, produzi bastante leite e jogava fora porque não sabia o que fazer. Nesta segunda gravidez, pesquisei e encontrei o Banco de Leite da Nascer. É muito tranquilo doar, eles buscam, dão o vidro e se precisasse, eu traria também. Fico muito feliz em saber que meu leite ajudou outras crianças, porque sei da importância do leite materno, como ele é milagroso”, celebra.

Leite materno: Gotas de amor para um mundo melhor
Jéssica Cardoso e o filho Itan

Dicas para aumentar a produção de leite

1 - Colocar o bebê para mamar o mais precoce possível (as unidades de saúde pública da capital apoiam o aleitamento já na primeira hora de vida, chamado Hora de Ouro)

2 - Ter apoio, auxílio

3 - Boa alimentação da mãe

4 - Conforto físico e emocional

“Dor ao amamentar não é normal. Toda mãe pode buscar os bancos e postos de coleta de leite humano para receber orientações de pega, posição e tudo o que envolve o aleitamento”, reforça dr. Sebastião Leite.

Como ser doadora de leite humano?

Qualquer mulher que passe por avaliação, tenha disposição e excedente de leite, o que é comprovado pelos próprios profissionais do banco com avaliação pessoal e individual, pode ser doadora. Basta procurar um dos bancos ou posto de coleta da capital para fazer um cadastro. A doação é vedada para quem fez transfusão de sangue nos últimos 5 anos, quem fuma mais de 10 cigarros por dia, faz uso de drogas ilícitas ou incompatíveis com a amamentação, ou consome bebida alcoólica. A mãe doadora faz exames e recebe orientações sobre como retirar e acondicionar o leite em recipientes esterilizados fornecidos pelo hospital.

Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Iris
Contato: (62) 3956-8887 / (62) 997048570 *WhatsApp
Endereço: Alameda Emílio Póvoa, 151, Vila Redenção
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 19h Via Agendamento

Banco de Leite Humano da Maternidade Nascer Cidadão
Contato: (62) 3298-1214
Endereço: Avenida Oriente, s/n, Jardim Curitiba III
Funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h (não é necessário agendamento)

Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher
Contato: (62) 3956-2921
Endereço: Av. R-7, s/n, Setor Oeste-Coimbra

 

Leite materno: Gotas de amor para um mundo melhor
Leites armazenados no BLH da MNC aguardando liberação dos exames para serem fracionados e encaminhados aos pacientes

 

Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br 

Categorias: Notícias Principais