Nascer Cidadão promove campanha de doação de sangue
Com o objetivo de auxiliar o Hemocentro a repor seus estoques de bolsas de sangue, maternidade municipal de Goiânia leva ônibus itinerante ao Jardim Curitiba no próximo dia 15
O número de doações de sangue costuma cair significativamente nos períodos festivos de fim de ano e férias de janeiro, deixando o estoque do Hemocentro abaixo do nível ideal. Por este motivo, a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) promoverá mais uma campanha para coletar doações. O ônibus do Hemocentro estará na unidade no dia 15 de dezembro, das 8h às 16h.
“O objetivo da ação é reforçar nosso compromisso com o Hemocentro. É uma oportunidade de darmos retorno, captarmos doadores em potencial e ajudarmos a melhorar o estoque neste período, que tem uma baixa”, destaca Narjara Furtado, biomédica da Nascer Cidadão.
São realizadas em média 160 transfusões de sangue por mês para gestantes, puérperas e recém-nascidos internados nas maternidades públicas municipais, sendo que algumas podem utilizar mais de uma bolsa. Narjara pontua que as pacientes que têm necessidade desse suporte o recebem, então as doações de sangue são uma continuidade do serviço. "Sensibilizamos acompanhantes e familiares sobre a importância da doação. Um dia você pode precisar do sangue e, no futuro, você pode estar salvando vidas!".
Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue, o que representa menos de 10% do sangue em circulação no corpo, sendo que em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirado na doação. Por este motivo, a doação não é perigosa, tampouco prejudica o doador e uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas.
As doações de sangue serão feitas mediante agendamento prévio com a equipe da MNC pelo telefone (62) 99617-1904.
Quem pode doar?
- Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições de saúde (menores de 18 anos, precisam de autorização, baixe o formulário clicando aqui)
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.
Impedimentos temporários para a doação:
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação (até 12 meses após o parto);
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
- Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
- Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 ficam impedidas de doar sangue pelo prazo de 7 dias
- Pessoas que foram consideradas caso suspeito ou confirmado, devem aguardar o prazo é de 10 dias após a remissão dos sintomas.
SERVIÇO
Campanha de Doação de Sangue na MNC
Quando: 15 de dezembro, quinta-feira, das 8h às 16h
Onde: Maternidade Nascer Cidadão (MNC), Avenida Oriente, Área 09, s/n, R. Noroeste
Agendamentos: (62) 99617-1904
Por Monique Pacheco, Assessora de Comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais