Maternidades municipais mantém título ONA 1 1

Maternidades municipais mantém título ONA 1

Em 20/05/22 18:05. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Dona Íris e Nascer Cidadão concluíram com sucesso auditoria rigorosa e permanecem como unidades Acreditadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Quase um ano e meio após alcançarem os títulos de unidades Acreditadas Nível 1 emitidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), acreditadora credenciada pelo Ministério da Saúde, o Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) passaram por auditorias que mantiveram o resultado das certificações. Neste novo processo, o IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde - avaliou se as adequações solicitadas à época foram realizadas e se as unidades continuam em processo de melhoria continua de suas atividades.

Em cada uma das maternidades, equipes de todos os departamentos passaram por dois dias intensos de avaliações que reforçaram que as instituições municipais geridas pela FUNDAHC junto com a Prefeitura de Goiânia cumprem ou superam os padrões de qualidade e segurança definidos pela organização. As maternidade seguem, ainda, o processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando todos os serviços prestados a atingirem padrões mais elevados de atendimento.

Neste primeiro nível de acreditação, o foco é na segurança do paciente, sendo imprescindível que a estrutura física das unidades de saúde esteja adequada para a execução das tarefas. Também deverá ser garantida a manutenção dos processos mediante a política interna da instituição, além de contar com funcionários habilitados para as funções que exercem.

“Esta certificação vem comprovar que garantimos assistência de segurança, qualidade, equidade e efetividade para nossos clientes/ pacientes. Fica evidenciado que as melhorias de fluxos e processos estão cada vez mais assertivos e que o time MNC é formado por pessoas competentes e envolvidas, trabalhando de forma holística com objetivo único de melhorar continuamente", ressaltou Joice Almeida, diretora-administrativa da MNC.

Para a diretoria do HMDI, a manutenção do título ONA 1 só foi possível pela atuação dedicada de todos os colaboradores. "Parabéns a todos! Equipe empenhada! A participação de cada um foi fundamental para o sucesso", comemorou Eduardo Pontes, diretor-técnico da unidade, seguido pela diretora-geral Marta Finotti: "Parabéns a todos pela conquista em equipe. O esforço de cada um(a) em sua área de atuação contribuiu para o êxito do resultado final".

Maternidades municipais mantém título ONA 1 1
Equipe MNC comemora manutenção do título unidade acreditada ONA nível 1

Maternidades municipais mantém título ONA 1
Colaboradores do HMDI celebram o resultado positivo alcançado por sua dedicação diária à unidade

A Acreditação

A certificação ONA atesta a qualidade de todos os procedimentos das unidades de saúde, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. A ONA tem por finalidade a implantação e implementação de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando todos os serviços prestados a atingirem padrões mais elevados de qualidade.

As avaliações não são uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada. Ou seja, elas são feitas periodicamente e seguem protocolos adotados mundialmente por instituições de saúde para garantir a melhoria na qualidade e segurança no atendimento.

Depois de dois dias de auditoria, o Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) manteve o título de unidade Acreditada Nível 1 emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), acreditadora credenciada pelo Ministério da Saúde.

 

Por Monique Pacheco
comunicacao@fundahc.com.br 

Categorias: Notícias Principais