Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste
Primeira unidade de saúde de Goiânia com foco em humanização, maternidade soma mais de 68.500 partos e
A última quarta-feira, 28 de setembro, foi de festa na Maternidade Nascer Cidadão. Em 28 de setembro, a unidade completou 22 anos de existência. Desde seu surgimento, em 28 de setembro do ano 2000, a unidade cumpre as normativas da Rede Cegonha, que preconiza medidas para o parto seguro, humanizado e adequado, realizando cerca de 300 partos por mês. Ao longo deste período, realizou mais de 68.500 partos, 470 mil atendimentos emergenciais, 313 mil atendimentos ambulatoriais, 139 mil ultrassonografias e 364 mil exames de análises clínicas. Em 2015, a Nascer passou a ser gerida pela FUNDAHC, mediante um convênio tripartite entre fundação, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e Universidade Federal de Goiás (UFG).
Na solenidade de comemoração, o diretor-geral da maternidade, Sebastião Teles, destacou a importância da unidade para a população da Região Noroeste, que participou ativamente da sua construção e, até hoje, tem a unidade como parte integrante da comunidade. "A MNC nasceu do anseio do povo e, para eles, desenvolve e aplica os conhecimentos técnicos de sua equipe tão qualificada. Somos uma maternidade segura, pensada para congregar diferentes raças, cores, gêneros e etnias. Me enche de alegria e esperança ver as mais diversas crenças vivenciando suas experiências de fé na mais perfeita harmonia e equidade. Essa motivação colaborativa é marca e a inspiração da Nascer, que conta hoje com uma comunidade de pacientes engajada com o desenvolvimento local e regional", ressaltou.
A diretora-executiva da FUNDAHC, Lucilene de Sousa, reforçou a dedicação da equipe, o atendimento humanizado e o espaço de formação profissional conquistado pelo convênio gestor entre SMS, FUNDAHC e UFG. “As pessoas entregam mais que parto, mas assistência humanizada. Vemos isso no olhar dos colaboradores e a comunidade faz parte. São sete anos de gestão FUNDAHC. Com ajuda da prefeitura, da secretaria e da UFG, vamos avançar mais. Vida longa à MNC!”, disse.
O sucesso da parceria tripartite e sua continuidade foi pontuado pela reitora da universidade, Angelita Lima, que pontuou também o importante papel de formação técnica da universidade como um diferencial: "Agradeço as parcerias com a Prefeitura de Goiânia. se queremos avançar nas políticas públicas de saúde, precisamos fazer nosso trabalho hoje. Este é o presente que a UFG pode deixar à sociedade: reafirmar nosso compromisso de seriedade e continuidade, formar pessoas competentes e manter a qualidade da gestão".
O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, comentou sobre a importância que dão à maternidade, assinalou a competência dos profissionais e a interdisciplinaridade como um compromisso do município. "Temos diretores muito presentes, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos... um time coeso que dá conta e supera as adversidades. Um maternidade humanizada que entrega resultados para a comunidade. Parabéns, MNC!", falou.
Encerrando as falas da mesa diretiva, o prefeito Rogério Cruz agradeceu a diretora da FUNDAHC e os profissionais da MNC pela cooperação com o município. "Obrigado, professora Lucilene de Sousa, pelo empenho e diálogo para que tragamos soluções para nossa saúde municipal. Deixo meus parabéns a todos que algum dia se dedicaram e se dedicam a trazer vidas, todos os colaboradores que realizam seu trabalho com tanto cuidado", finalizou.
Os diretores técnico e administrativa da Nascer, Rogério Cândido e Joice Almeida também foram anfitriões do evento, que contou com a presença do prefeito Rogério Cruz; do vice-reitor da UFG, Angelita Lima e Jesiel Carvalho; dos diretores das Maternidades Dona Íris, Rogério de Paula, Eduardo Pontes e Cleusa Machado; e Célia Câmara, Marcelo Cupertino e Angélica Sant’Ana; além de representantes do distrito de saúde e colaboradores da MNC.
Homenagens
O vereador Anselmo Pereira homenageou com um diploma de Moção de Aplausos em reconhecimento ao serviço prestado por servidores do município que atuam na Maternidade Nascer Cidadão. Receberam a condecoração
Emivaldo Peixoto dos Santos (Farmacêutico); Heroina Rosa Mesquita (Enfermeiroa do Alojamento Conjunto); Rosimary Duarte de Lima (Agente Administrativa da Recepção); Wilson Moraes Arantes (Médico Infectologista) e os diretores Rogério e Sebastião.
Estrutura
A unidade abriga o Banco de Leite Humano, que pasteuriza e entrega leite materno recebido por doação para alimentar recém-nascidos internados nas UTIs Neonatais das Maternidades Dona Íris e Célia Câmara. Em 1 mês, mais de 100 bebês são beneficiados com este trabalho. O banco também auxilia mães a amamentarem, com cerca de 750 atendimentos mensais.
A Nascer Cidadão possui o título de Hospital Amigo da Mulher e da Criança; prêmio de Maternidade Segura pela UNICEF e adota as recomendações do Método Canguru, que estimulam o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a amamentação desde a primeira hora de vida.
É uma das duas únicas maternidades de baixo risco 100% SUS certificadas pela Organização Nacional de Acreditação, seguindo critérios rigorosos para a prestação de um serviço de qualidade.
Por Monique Pacheco, assessora e comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Fotos: Jackson Rodrigues
Categories: Notícias Principais