Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

On 09/30/22 10:39 . Updated at 07/07/23 22:42 .

Primeira unidade de saúde de Goiânia com foco em humanização, maternidade soma mais de 68.500 partos e 

A última quarta-feira, 28 de setembro, foi de festa na Maternidade Nascer Cidadão. Em 28 de setembro, a unidade completou 22 anos de existência. Desde seu surgimento, em 28 de setembro do ano 2000, a unidade cumpre as normativas da Rede Cegonha, que preconiza medidas para o parto seguro, humanizado e adequado, realizando cerca de 300 partos por mês. Ao longo deste período, realizou mais de 68.500 partos, 470 mil atendimentos emergenciais, 313 mil atendimentos ambulatoriais, 139 mil ultrassonografias e 364 mil exames de análises clínicas. Em 2015, a Nascer passou a ser gerida pela FUNDAHC, mediante um convênio tripartite entre fundação, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Na solenidade de comemoração, o diretor-geral da maternidade, Sebastião Teles, destacou a importância da unidade para a população da Região Noroeste, que participou ativamente da sua construção e, até hoje, tem a unidade como parte integrante da comunidade. "A MNC nasceu do anseio do povo e, para eles, desenvolve e aplica os conhecimentos técnicos de sua equipe tão qualificada. Somos uma maternidade segura, pensada para congregar diferentes raças, cores, gêneros e etnias. Me enche de alegria e esperança ver as mais diversas crenças vivenciando suas experiências de fé na mais perfeita harmonia e equidade. Essa motivação colaborativa é marca e a inspiração da Nascer, que conta hoje com uma comunidade de pacientes engajada com o desenvolvimento local e regional", ressaltou.

A diretora-executiva da FUNDAHC, Lucilene de Sousa, reforçou a dedicação da equipe, o atendimento humanizado e o espaço de formação profissional conquistado pelo convênio gestor entre SMS, FUNDAHC e UFG. “As pessoas entregam mais que parto, mas assistência humanizada. Vemos isso no olhar dos colaboradores e a comunidade faz parte. São sete anos de gestão FUNDAHC. Com ajuda da prefeitura, da secretaria e da UFG, vamos avançar mais. Vida longa à MNC!”, disse.

O sucesso da parceria tripartite e sua continuidade foi pontuado pela reitora da universidade, Angelita Lima, que pontuou também o importante papel de formação técnica da universidade como um diferencial: "Agradeço as parcerias com a Prefeitura de Goiânia. se queremos avançar nas políticas públicas de saúde, precisamos fazer nosso trabalho hoje. Este é o presente que a UFG pode deixar à sociedade: reafirmar nosso compromisso de seriedade e continuidade, formar pessoas competentes e manter a qualidade da gestão".

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, comentou sobre a importância que dão à maternidade, assinalou a competência dos profissionais e a interdisciplinaridade como um compromisso do município. "Temos diretores muito presentes, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos...  um time coeso que dá conta e supera as adversidades. Um maternidade humanizada que entrega resultados para a comunidade. Parabéns, MNC!", falou.

Encerrando as falas da mesa diretiva,  o prefeito Rogério Cruz agradeceu a diretora da FUNDAHC e os profissionais da MNC pela cooperação com o município. "Obrigado, professora Lucilene de Sousa, pelo empenho e diálogo para que tragamos soluções para nossa saúde municipal. Deixo meus parabéns a todos que algum dia se dedicaram e se dedicam a trazer vidas, todos os colaboradores que realizam seu trabalho com tanto cuidado", finalizou.

Os diretores técnico e administrativa da Nascer, Rogério Cândido e Joice Almeida também foram anfitriões do evento, que contou com a presença do prefeito Rogério Cruz; do vice-reitor da UFG, Angelita Lima e Jesiel Carvalho; dos diretores das Maternidades Dona Íris, Rogério de Paula, Eduardo Pontes e Cleusa Machado; e Célia Câmara, Marcelo Cupertino e Angélica Sant’Ana; além de representantes do distrito de saúde e colaboradores da MNC.

Homenagens

O vereador Anselmo Pereira homenageou com um diploma de Moção de Aplausos em reconhecimento ao serviço prestado por servidores do município que atuam na Maternidade Nascer Cidadão. Receberam a condecoração

Emivaldo Peixoto dos Santos (Farmacêutico);  Heroina Rosa Mesquita (Enfermeiroa do Alojamento Conjunto); Rosimary Duarte de Lima (Agente Administrativa da Recepção); Wilson Moraes Arantes (Médico Infectologista) e os diretores Rogério e Sebastião.

Estrutura

A unidade abriga o Banco de Leite Humano, que pasteuriza e entrega leite materno recebido por doação para alimentar recém-nascidos internados nas UTIs Neonatais das Maternidades Dona Íris e Célia Câmara. Em 1 mês, mais de 100 bebês são beneficiados com este trabalho. O banco também auxilia mães a amamentarem, com cerca de 750 atendimentos mensais.

A Nascer Cidadão possui o título de Hospital Amigo da Mulher e da Criança; prêmio de Maternidade Segura pela UNICEF e adota as recomendações do Método Canguru, que estimulam o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a amamentação desde a primeira hora de vida.

É uma das duas únicas maternidades de baixo risco 100% SUS certificadas pela Organização Nacional de Acreditação, seguindo critérios rigorosos para a prestação de um serviço de qualidade.

Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

Nascer Cidadão comemora 22 anos de atendimento humanizado na Região Noroeste

Por Monique Pacheco, assessora e comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Fotos: Jackson Rodrigues

Categories: Notícias Principais