HEJ promove projeto “Pit Stop” para humanizar atendimento

HEJ promove “Pit Stop” para humanizar atendimento

Em 13/09/22 10:39. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Com apoio da Universidade Federal de Jataí, projeto facilita informações e alta, retorno e cuidados aos pacientes que estão deixando a unidade hospitalar

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), implantou o projeto “Pit Stop” na unidade. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e visa orientar os pacientes em alta hospitalar com todas as informações relacionadas ao processo de retorno ambulatorial ou encaminhamento para outra unidade, bem como a retida de pulseira de identificação e o agendamento no ambulatório de egressos e eletivo (se necessário).

Segundo a psicóloga Laryssa Hoff, por ser um hospital escola, a ação vem se tornando um cenário de ensino, já que o Pit Stop será realizado por estudantes que estiverem no período de estágio ou internato. “É uma ação de grande importância para o hospital e para os pacientes. Além de levar orientações aos pacientes, vamos desenvolver nos acadêmicos a abordagem correta do paciente no ambiente hospitalar, trazendo, assim, mais acolhimento, recepção, empatia e compaixão”, explicou.

HEJ promove projeto “Pit Stop” para humanizar atendimento

O Pit Stop será utilizado em 3 situações: alta do Pronto Socorro; alta das áreas de internação; e após atendimento ambulatorial. Além dos documentos entregues pela equipe multiprofissional, será disponibilizado um cartão com informações dos de identificação inerentes à segurança do paciente, os encaminhamentos possíveis, telefones para dúvidas e o endereço do hospital.

De acordo com o diretor geral Paulo de Tarso, tornar o atendimento mais humano é uma das prioridades da unidade. “Existe uma necessidade de tornamos nosso atendimento, em todas as áreas que têm contato com o paciente externo, mais humano. O Pit Stop tem a intenção de ser uma ação proativa dos nossos colaboradores na recepção ao paciente. Semelhante ao "posso ajudar" dos supermercados, queremos que o nosso funcionário vá ao encontro do paciente para um "seja bem-vindo" e o deixe seguro ao nos procurar, dando-lhe informações consistentes na recepção”.

HEJ promove projeto “Pit Stop” para humanizar atendimento

HEJ promove projeto “Pit Stop” para humanizar atendimento

Um treinamento com a equipe que compõe o Pit Stop foi realizado para que o atendimento aos pacientes do HEJ seja o mais eficaz possível. Implementar a Saúde humanizada é uma forma de criar interações distantes entre profissionais e pacientes, facilitando a comunicação, o esclarecimento de dúvidas e o acesso da população aos serviços.

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Por Mayara Ferreira (assessora HEJ)
Edição de Monique Pacheco (assessora de comunicação da FUNDAHC)

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