HMDI coleta 62 bolsas de sangue em campanha com Hemocentro
Generosidade dos doadores ajudará a salvar a vida de mulheres e bebês internados na UTI Neonatal da unidade
Na última quinta-feira, 18 de agosto, o Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) realizou mais uma campanha de doação de sangue em parceria com a Hemorrede pública estadual, somando 62 doações. Cada uma dessas bolsas de sangue coletadas pode ser usada para até 4 adultos ou 10 recém-nascidos, portanto, aproximadamente 270 vidas poderão ser salvas a partir da iniciativa.
A ação foi pensada tendo em vista o alto consumo de sangue para os bebês internados na UTI Neonatal do HMDI, como prematuros extremos, e aqueles que têm a doença hemolítica do recém-nascido, além também do uso para as pacientes adultas em casos de pós-parto ou sangramentos durante o parto, por exemplo. "Quando trazemos o Hemocentro para perto da comunidade, conseguimos aumentar o número de doações. Assim, ajudamos a repor o estoque de sangue utilizado nas unidades", pontuou Hérika Costa, supervisora do laboratório do HMDI.
São realizadas em média 160 transfusões de sangue por mês para gestantes, puérperas e recém-nascidos internados nas maternidades públicas municipais, sendo que algumas podem utilizar mais de uma bolsa. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue, o que representa menos de 10% do sangue em circulação no corpo, sendo que em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirado na doação. Por este motivo, a doação não é perigosa, tampouco prejudica o doador.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais