Célia Câmara e Dona Íris celebram Novembro Roxo
Tema global do Mês da Prematuridade destaca o contato pele a pele com os pais como forma de auxiliar o desenvolvimento dos bebês prematuros
Em 17 de novembro celebramos o Dia Mundial da Prematuridade, que nomeia a campanha global Novembro Roxo. A data marca sensibilização ao tema, disseminação sobre a importância do pré-natal e do acompanhamento humanizado e adequado no pós-parto para o desenvolvimento dos bebês prematuros.
Em 2022, o tema global do Novembro Roxo é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. De acordo com a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), a temática foi definida devido às restrições impostas pela pandemia do COVID-19 que limitaram o contato pele-a-pele imediato, na chamada hora dourada (Golden Hour), e à necessidade de retomar esta prática que, comprovadamente, auxilia no desenvolvimento dos pré-termos.
No Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), as equipes da UTI Neonatal e multiprofissional, com apoio da Comissão de Eventos AMARH, promoveu uma manhã de atividades para as famílias que têm bebês prematuros internados na unidade. Foi distribuída uma cartilha informativa aos presentes e realizadas três oficinas de cuidados com o bebê prematuro: Banho de Ofurô, Shantala e Segurança do bebê pós-alta.
O secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, acompanhou a abertura do evento, falou com as mãezinhas participantes e elogiou o trabalho realizado no HMDI. Os diretores da maternidade Rogério de Paula (geral), Eduardo Pontes (técnico) e Cleusa Machado (administrativa), além de colaboradores de todas as áreas, também participaram da atividade.
No Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), palestras, rodas de conversas e decoração especial marcaram a celebração do mês da Prematuridade. A equipe da UTI Neonatal promoveu atividades sobre o tema para colaboradores, pais e familiares dos bebês internados, trazendo sensibilidade, respeito e disseminando conhecimento para melhor acolher os bebês prematuros.
A sessão de fotos periódica que é oferecida às famílias como forma de humanização aconteceu em clima de Novembro Roxo, com os pequenos pacientes vestidos com a cor da campanha. Além disso, mães compartilharam suas experiências por meio de vídeos apresentados à equipe.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais