Pelo 9º ano, laboratório do HMDI alcança reconhecimento máximo de qualidade
Resultado final das avaliações realizadas pelo PNCQ reafirma serviço prestado pela equipe de biomédicos da maternidade como excelente
Pelo non ano consecutivo, o laboratório clínico do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), que processa amostras também para a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), recebeu título “excelente” na avaliação realizada pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. O resultado atesta que o laboratório trabalha atendendo critérios seguros, oferecendo resultados fidedignos dos materiais analisados.
“Esse resultado “excelente” é importante porque confirma que garantimos a segurança dos resultados do paciente e, diante dos órgãos fiscalizadores, que cumprimos todos os requisitos necessários”, explica a biomédica Hérika Costa, coordenadora do laboratório e da agência transfusional do HMDI.
Para a avaliação de desempenho, laboratórios reconhecidos nacionalmente, como o PNCQ, produzem simulações de amostra de um paciente (amostras conhecidas) e encaminham a laboratórios do Brasil todo. Cada laboratório executa essas amostras e envia os resultados de volta à origem mensalmente para análise. O título “Excelente” só é alcançado quando as análises mensais apresentam os resultados esperados durante todo o período. O processo, obrigatório pela Vigilância Sanitária, é exigência também nas auditorias para a acreditação hospitalar emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), título que a maternidade Dona Íris tem desde 2020.
Ao longo do tempo, quanto mais resultados positivos atingidos, os laboratórios são classificados como bronze, prata e ouro. O laboratório do HMDI já carrega o título Bronze, com a expectativa de alcançar os próximos em breve.
O Programa Nacional de Controle de Qualidade
O PNCQ tem como objetivo avaliar os laboratórios clínicos e bancos de sangue de todo o país através da análise de amostras-controles enviadas aos laboratórios, fornecendo-lhes um conceito e classificação. A partir dessa avaliação, o PNCQ visa incentivar e auxiliar os Laboratórios Participantes a preparar os procedimentos para a implantação de um sistema de gestão da qualidade, compatível com o seu porte e complexidade.
Hérika Costa e equipe com a placa atualizada que certifica o laboratório como Excelente
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais