Dia do Ouvidor 2022

Ouvidor: elo entre cidadãos e instituições

Em 15/03/22 16:59. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Profissional é peça fundamental para melhoria contínua do serviço prestado pelas unidades de saúde

Neste 16 de março, comemoramos o Dia Nacional do Ouvidor. A data instituída pela Lei 12.632/12 celebra a importância desse profissional nas instituições públicas e privadas, já que ele é o canal de contato direto entre cidadão e governo, profissional e gestão, cliente e empresa. O ouvidor é responsável por receber e dar encaminhamento a críticas, sugestões, denúncias e elogios acerca dos serviços prestados ou produtos comercializados pela companhia ou instituição.

No Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), no Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e na Maternidade Nascer Cidadão (MNC), unidades de saúde geridas pela FUNDAHC, a Ouvidoria funciona diuturnamente como uma grande aliada da gestão para oferecer serviço de qualidade aos usuários do SUS.

"Ouvidores dão voz ao cidadão, transformando as manifestações em ferramentas para a gestão, visando garantir um serviço humanizado e com excelência. Sabemos que é uma jornada difícil, mas, com ética, profissionalismo e respeito ao ser humano, vamos contribuir para um serviço público de qualidade", diz Cássia Martins, ouvidora do HMMCC.

Além das demandas oriundas dos colaboradores, pacientes e familiares, os ouvidores das unidades fazem pesquisas beira-leito para avaliar o atendimento prestado e, a partir de então, levantar indicadores que orientem atualizações e tomadas de decisão que proporcionam mais qualidade na prestação de serviço.

"Reforçamos a disponibilidade da Ouvidoria em escutar o paciente. Estamos aqui para ouvir e levar a quem de direito as demandas que são levantadas com o intuito de promover a melhoria contínua do serviço público de saúde", ressalta Alex Francisco, ouvidor da MNC.

Atenção, gentileza, paciência e saber ouvir são algumas das características primordiais desses profissionais. "Nossa função não se restringe a ouvir. Precisamos gostar de gente, precisamos respeitá-las, nos interessar por seus sentimentos, angústias e seus anseios por mudanças", destaca Mariana Vilela, ouvidora do HEJ.

Alethéa Ramalho comemora em 2022 dez anos de trabalho como ouvidora do HMDI e se diz realizada: "Com muita satisfação, este ano completo 10 anos de ouvidoria, sempre ajudando a comunidade, ajudando nessa comunicação entre o paciente e a instituição para a gente atender cada vez melhor, prestar um serviço de melhor qualidade a cada dia. Essa é nossa felicidade: poder ajudar".

Anote os contatos das Ouvidorias das unidades geridas pela FUNDAHC:

OUVIDORIA HOSPITAL ESTADUAL DE JATAÍ
Mariana Lima Vilela
e-mail: ouvidoria.hcsc@fundahc.com.br
Telefone: (64) 3632-8711

OUVIDORIA HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL CÉLIA CÂMARA
Cássia Rodrigues Fagundes Martins
e-mail: ouvidoria@hmmcc.com.br 
Telefone:  (62) 3121-6290

OUVIDORIA HOSPITAL E MATERNIDADE DONA ÍRIS
Aletheia Ramalho Osorio Silva
e-mail: ouvidoria@hmdi.com.br
WhatsApp: (62) 99800-1663

OUVIDORIA MATERNIDADE NASCER CIDADÃO
Alex Francisco
e-mail: ouvidoria@nascercidadao.com.br
Telefones: 3298-1240 e 0800-646-1510

 

Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br 

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