FUNDAHC inicia projeto de gestão de custos individualizado
Iniciativa da atual gestão é trazer mais qualidade e transparência à aplicação de recursos públicos nas unidades de saúdes municipais
Em uma ação administrativa de melhoria que vai ao encontro de sua missão institucional – “Gerir projetos e serviços de saúde com excelência e transparência” –, a FUNDAHC deu início nesta segunda-feira, 16, a um projeto de gestão de custos individualizado para as unidades de saúde no município de Goiânia por ela geridas. “Estamos investindo em qualidade, trabalhando com responsabilidade na gestão de recursos públicos. Os objetivos maiores são transparência e melhor uso dos recursos”, reforçou a diretora executiva da fundação, professora doutora Enilza Maria de Paiva.
O programa será conduzido pela Planisa, empresa com 33 anos de experiência em consultoria especializada para o segmento da saúde, na Maternidade Nascer Cidadão (MNC), no Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) e no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC). “Ao final do projeto, teremos desenvolvido um sistema de gestão de custos e resultados específicos às características de cada unidade hospitalar”, explicou Alessandra Haruko Koga, gerente de projetos da empresa, destacando que o sistema é em nuvem e com número ilimitado de usuários, que terão acessos específicos de acordo com a função que exercem.
Serão avaliados informações e dados existentes e propostas soluções inteligentes de otimização de custos, a fim de servir de instrumento para a gestão municipal. “Desenhamos a gestão de custos na FUNDAHC, já iniciamos no Hospital Estadual de Jataí e agora iniciamos nos três convênios da secretaria municipal. O projeto orienta a fazermos melhorias. Temos como objetivo que essa gestão de custos seja aplicável para outros projetos da Universidade Federal de Goiás (UFG)”, disse a professora.
Ao longo dos 12 meses de trabalho, haverá diagnóstico, levantamento de informações, mapeamento de processos com colaboradores e diretores das unidades, troca de experiências e análise de dados. Dois profissionais de cada unidade de saúde poderão fazer os treinamentos sobre Gestão de Custos oferecidos pela Planisa em formato de Educação à Distância (EaD).
“Estou empolgada, feliz e alegre com o projeto, porque sei que vai agregar às unidades. Vamos conseguir fazer melhorias gerais nos processos”, comentou Laila Cristina Ribeiro Borges, gestora de custos na FUNDAHC e responsável por conduzir a parceria com a Planisa nas unidades municipais.
Além da professora Enilza, Laila e Alessandra, acompanharam a reunião online de abertura os consultores Juan Souza, que atenderá o HMDI e a MNC, e Edna Silva, atendimento do HMMCC; diretores e representantes das unidades de saúde e gestores da FUNDAHC que lidarão diretamente com os processos de custos nas maternidades.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
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