
MNC realiza projeto de desenvolvimento de líderes
Capacitação interna segue valor FUNDAHC de melhoria contínua e visa ampliar excelência na assistência à saúde
Um dos valores da FUNDAHC é a melhoria contínua, em que gestores e equipes buscam capacitações frequentes para aprimorar o ambiente de trabalho e, assim, o atendimento a pacientes atendidas nas unidades de saúde geridas pela fundação. Neste sentido, a direção da Maternidade Nascer Cidadão (MNC) criou o projeto "Desenvolvendo Lideranças". Semanalmente, os responsáveis pelos serviços da maternidade participam de encontros que abordam temas como gestão da qualidade e do tempo, análise de perfil comportamental, fluxos e documentos.
"Enquanto gestores, temos responsabilidade e dever de desenvolver os liderados. Trabalhar o desenvolvimento das pessoas é caminho indispensável para alcançarmos os resultados que almejamos. É necessário capacitar", afirma Joice Almeida, diretora administrativa-financeira da MNC e idealizadora do programa.
Joice destaca que a qualidade está ligada à mudança de cultura, iniciada com diálogo e constância. "Qualidade tem que ser feita de forma organizada e depende do interno. Se não começarmos dentro, com nossos colaboradores e servidores, não alcançaremos a qualidade assistencial", diz, reforçando que com consistência, disciplina, competência e confiança, é trabalhada a segurança dos profissionais e dos pacientes. "A responsabilidade é de todos que estão aqui. Somos um quebra cabeças, se faltar uma peça, não fecha", exemplifica.
Além da equipe da própria maternidade, profissionais externos também são convidados a ministrar as capacitações, trazendo interatividade e novas vivências. Psicólogas da área de Gestão de Pessoas da FUNDAHC, Fernanda Figueiredo e Thaynara Dantas foram palestrantes dos dois encontros sobre "Comunicação e Feedback" e destacaram a importância do tema, muitas vezes 'banalizado no dia a dia das organizações.
"Muitas das falhas corriqueiras que pensamos ser resultado de uma má comunicação, na verdade estão ligadas a outras competências, como gestão do tempo, proatividade e verificação de fluxos", exemplificou Fernanda, ao pontuar que os gestores participantes do treinamento sentiam falta da verbalização de algumas ações, e perceberam como o olhar atento à comunicação os deixará mais assertivos e positivos nas colocações. "Aproveitamos o tema e falamos sobre a ferramenta do feedback, tão necessária para positivarmos um comportamento para que aconteça com mais frequência, quanto para correções. Também levamos a eles a necessidade de estarem abertos a ouvir o feedback de suas equipes", disse a psicóloga.
Os sete encontros realizados até o momento já renderam bons frutos junto aos gestores, como melhora na escrita, na organização, busca por estudo e capacitação nas próprias áreas e adjacentes. O objetivo principal é que todos terminem o treinamento sendo verdadeiros exemplos para suas equipes. Identificar talentos e dificuldades, reconhecer o trabalho realizado, apontar melhorias e saber ouvir são algumas das habilidades esperadas de todos os participantes.
"Viemos com reflexões e atitudes dos líderes. Liderança é um conjunto de práticas e ações em todos os pontos. Liderança é exemplo. Para termos excelência no serviço prestado, precisamos do engajamento de todas lideranças e sensibilizar os outros colaboradores. Assim, melhoramos a comunicação, o atendimento, evitamos desperdício, perda de tempo, e valorizamos imagem da corporação. Só há benefícios para a instituição", finaliza Joice.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais