HMDI disponibiliza espaço para acolher pacientes de alta

HMDI disponibiliza espaço para acolher pacientes de alta

Em 05/01/23 16:22. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Sala pós-alta permite assistência até saída da maternidade e maior agilidade na liberação de leitos para pacientes que aguardam atendimento

O grande volume de pacientes que buscam o Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) para atendimentos de rotina e emergenciais é uma realidade há muito conhecida. Diariamente, mulheres vindas de todo o estado de Goiás dão entrada na unidade da capital. Com o objetivo de otimizar a liberação dos leitos para novas pacientes, um espaço foi destinado à “Sala Pós-alta”, que acomoda e mantém o atendimento àquelas que já receberam alta, mas não deixarão de imediato da unidade.

"Percebemos que algumas pacientes ficavam utilizando o leito apenas para esperar uma ambulância da sua cidade, ou alguém que só poderia buscá-la horas depois da alta, então, junto com a chefia de Enfermagem e a diretoria da unidade, pensamos em uma forma de ajudar essas pacientes a terem um lugar tranquilo para esperar essa condução e nós pudéssemos colocar esse leito em andamento, fazer a higienização e liberar para outra paciente usar", explicou Lilian Mendonça, encarregada do Núcleo Interno de Regulação (NIR).

No local escolhido, que tem boa ventilação e luminosidade, foram colocadas poltronas para as pacientes, berços para os bebês e banquetas para o acompanhe utilizar, caso haja. Na sala pós-alta, a paciente recebe as refeições e continua sendo assistida pelos profissionais da maternidade. Rosângela Gonçalves Diniz ocupou a sala por algumas horas e garantiu, sob risos, que “ficaria aqui o dia todo descansando”.

A dona de casa conta que recebeu alta pela manhã e não sabia o horário em que o marido, Eudo Bento Ferreira, poderia buscá-la. Então, a equipe informou que ela seria encaminhada para uma sala onde continuaria sob os cuidados das enfermeiras e de todo o hospital enquanto aguardava. "Me mandaram para uma sala super confortável e eu desocupei o espaço para outra pessoa.

Rosângela e Eudo elogiaram não só a iniciativa de prestar assistência até o momento exato da saída do HMDI, mas o atendimento recebido durante toda a internação. O procedimento realizado por Rosângela foi acompanhado por estudantes de Medicina, e o fato da maternidade ser um Hospital Escola também chamou a atenção do casal.

“Vi uma residente com sorriso fantástico que iria encerrar 24h de plantão. Isso é parte da cura, é extraordinário. Tenho certeza que o hospital é um berço para treinamento”, comentou Eudo.

HMDI disponibiliza espaço para acolher pacientes de alta2
Rosângela e Eudo aprovaram a sala pós-alta do HMDI

Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br 

Categorias: Notícias Principais