HEJ recebe prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio
Unidade estadual gerida pela FUNDAHC ficou em 5° lugar com ‘Projeto de estimulação multissensorial e cognitiva na Unidade de Terapia’
Com o ‘Projeto de estimulação multissensorial e cognitiva na Unidade de Terapia’, o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) conquistou a 5ª colocação no Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio. O reconhecimento é oferecido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) aos melhores projetos de gestão e desenvolvimento realizados pelas fundações associadas.
“A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC), está há dois anos na gestão do HEJ e, desde então, os avanços em todas as áreas são significativas. Toda e qualquer premiação vai refletir o resultado no trabalho de varias pessoas envolvidas nos processos internos. Esse prêmio tem grande importância e é um reflexo de ações muito mais profundas que estão sendo construídas dentro da unidade e que tem como objetivo o bem estar do paciente”, considerou o diretor do HEJ, Paulo de Tarso Ferreira Castro.
O projeto em destaque foi implantado no HEJ em 2020 com pacientes da COVID-19 que não podiam receber visitas. As equipes levaram atividades para estimular funções como evocação de memória, raciocínio, atenção, linguagem, percepção, coordenação, toque fino, entre outras, colaborando com o desenvolvimento de autonomia e qualidade de vida e mantendo as conexões com o mundo externo.
Conforme relatos dos próprios profissionais, a iniciativa mostrou que, dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as estimulações se apresentam como um instrumento importante na assistência, a fim de que cada paciente internado tenha um cuidado integral e personalizado. Foi uma ferramenta primordial para o cuidado com os pacientes no contexto de cuidado intensivo e, com os resultados positivos, o projeto foi expandido.
A diretora executiva da FUNDAHC, Lucilene Maria de Sousa, recebeu o prêmio das mãos de Fernando Peregrino, presidente do CONFIES, durante o 5º Congresso Nacional do CONFIES, que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro.
Sobre o Prêmio
Criado em 2018 pelo CONFIES, o Prêmio das Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem sucedidas e replicáveis, desenvolvidas pelas Fundações de Apoio ou pelas suas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) apoiadas, através dos projetos por elas gerenciados.
Consideram-se boas práticas as ações, projetos e publicações, que apresentarem resultados comprovados de criatividade, aplicabilidade, replicabilidade e eficiência, implementados e executados pelas Fundações de Apoio ou pelas suas IFES apoiadas, através dos projetos por elas gerenciados, que contribuam para a melhor gestão das atividades.
Foto: Anna Rosestolato (Confies)
Por Mayara Ferreira (assessora HEJ)
Edição de Monique Pacheco (assessora de comunicação da FUNDAHC)
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais