FUNDAHC celebra apoio ao Centro Cultural UFG para manutenção de acervo artístico

FUNDAHC celebra apoio ao Centro Cultural UFG

Em 05/10/22 17:36. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Comodato assinado entre fundação e PROEC proporcionará condições adequadas de manutenção às obras da Fundação Jaime Câmara para posterior divulgação à sociedade 

Nesta quarta-feira, 09 de setembro, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (fundahc.org), Pró-reitoria de Extensão e Cultura da universidade (PROEC) e Centro Cultural UFG (CCUFG) celebraram comodato que garantirá a salvaguarda do importante acevo artístico da Fundação Jaime Câmara em instalações da UFG. A partir do acordo será feita a climatização adequada do espaço para manutenção das obras, treinamento da equipe, catálogo e, posteriormente, uma mostra expositiva.

"Uma das obrigações das fundações de apoio é fomentar ações de extensão e cultura, explicitar as condições destas obras e permitir investimentos para ter um lugar para guardar e possibilitar o acesso às pessoas. Era desejo de muitos que as pessoas tivessem conhecimento destas obras e nosso papel é apresentar a riqueza deste Centro Cultural e do acervo da Fundação Jaime Câmara. Sabemos que a falta de políticas pela cultura, então cabe a nós auxiliar", pontuou a diretora-executiva da FUNDAHC, Lucilene Maria de Souza, que já atuou como pró-reitora da PROEC e destacou a parceria como um momento "duplamente alegre".

Para Luana Cássia Miranda Ribeiro, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, ações como esta apoiam a própria Universidade. “Obrigada FUNDAHC. Sem as fundações de apoio faríamos muito menos”, pontuou.

A coleção da Fundação Jaime Câmara é citada como 'histórica' e de importante apelo social por abrigar pinturas, esculturas e gravuras que fazem parte da memória goiana. De acordo com Maria Tereza Gomes da Silva, diretora do CCUFG, a manutenção destas obras, que será possível agora devido ao comodato, é um anseio de toda a classe artística. “É uma grande vitória conseguirmos manter o acervo aqui no Centro Cultural, na UFG. Agora está com a condição de trabalharmos com a salvaguarda que ele merece, por toda sua história”, disse, agradecendo nominalmente as professoras Lucilene e Luana.

O arquiteto Kassius Brunno Souza, estagiário do CCUFG, criou um móvel exclusivo para abrigar as peças do acervo seguindo as recomendações técnicas da museologia para garantir a preservação de cada item. O profissional avaliou todas as obras, o espaço disponível no Centro Cultural, e determinou alturas e espaços ideais para cada uma delas. A mobília será produzida pela Secretaria de Infraestrutura da UFG (Seinfra-UFG), que estava representada no encontro pela secretária Poliana Paula Nascimento.

A criação de Kassius levantou elogios, a começar pelo professor Agnaldo Coelho vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura: “Inovador! Fantástica a aprovação do espaço”. Luana complementou: “É a universidade sendo criativa, trazendo inovação. Universidade sendo universidade”.

Após esta primeira etapa de conservação e manutenção de todo o acervo, o objetivo será apresentá-lo à sociedade. "Acervo não é para ser guardado, mas para ser visto e vivenciado", finalizou Maria Tereza.

Participaram da reunião Adriana Régia Marques de Souza, pró-reitora adjunta da PROEC; Cristiano Figueiredo, gestor administrativo da FUNDAHC; Consuelo Quireze, coordenadora do Teatro de Artes Cênicas da UFG; e equipe do CCUFG: Renato Malta, da coordenação administrativa; Luciana Bossis, assistente da secretaria administrativa; Daniel Oliveira de Abreu e Leandro Müller, estagiários de artes visuais.

Texto por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br

Fotos por Carlos Siqueira (Secom/UFG)

FUNDAHC celebra apoio ao Centro Cultural UFG para manutenção de acervo artístico2
Equipes FUNDAHC, PROEC e CCUFG conhecem acervo integrante do comodato

FUNDAHC celebra apoio ao Centro Cultural UFG para manutenção de acervo artístico1

FUNDAHC celebra apoio ao Centro Cultural UFG para manutenção de acervo artístico
As professoras Luana Ribeiro (esquerda) e Lucilene Souza (direita) foram presenteadas por Maria Tereza 

Categorias: Notícias Principais