FUNDAHC celebra apoio ao Centro Cultural UFG
Comodato assinado entre fundação e PROEC proporcionará condições adequadas de manutenção às obras da Fundação Jaime Câmara para posterior divulgação à sociedade
Nesta quarta-feira, 09 de setembro, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (fundahc.org), Pró-reitoria de Extensão e Cultura da universidade (PROEC) e Centro Cultural UFG (CCUFG) celebraram comodato que garantirá a salvaguarda do importante acevo artístico da Fundação Jaime Câmara em instalações da UFG. A partir do acordo será feita a climatização adequada do espaço para manutenção das obras, treinamento da equipe, catálogo e, posteriormente, uma mostra expositiva.
"Uma das obrigações das fundações de apoio é fomentar ações de extensão e cultura, explicitar as condições destas obras e permitir investimentos para ter um lugar para guardar e possibilitar o acesso às pessoas. Era desejo de muitos que as pessoas tivessem conhecimento destas obras e nosso papel é apresentar a riqueza deste Centro Cultural e do acervo da Fundação Jaime Câmara. Sabemos que a falta de políticas pela cultura, então cabe a nós auxiliar", pontuou a diretora-executiva da FUNDAHC, Lucilene Maria de Souza, que já atuou como pró-reitora da PROEC e destacou a parceria como um momento "duplamente alegre".
Para Luana Cássia Miranda Ribeiro, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, ações como esta apoiam a própria Universidade. “Obrigada FUNDAHC. Sem as fundações de apoio faríamos muito menos”, pontuou.
A coleção da Fundação Jaime Câmara é citada como 'histórica' e de importante apelo social por abrigar pinturas, esculturas e gravuras que fazem parte da memória goiana. De acordo com Maria Tereza Gomes da Silva, diretora do CCUFG, a manutenção destas obras, que será possível agora devido ao comodato, é um anseio de toda a classe artística. “É uma grande vitória conseguirmos manter o acervo aqui no Centro Cultural, na UFG. Agora está com a condição de trabalharmos com a salvaguarda que ele merece, por toda sua história”, disse, agradecendo nominalmente as professoras Lucilene e Luana.
O arquiteto Kassius Brunno Souza, estagiário do CCUFG, criou um móvel exclusivo para abrigar as peças do acervo seguindo as recomendações técnicas da museologia para garantir a preservação de cada item. O profissional avaliou todas as obras, o espaço disponível no Centro Cultural, e determinou alturas e espaços ideais para cada uma delas. A mobília será produzida pela Secretaria de Infraestrutura da UFG (Seinfra-UFG), que estava representada no encontro pela secretária Poliana Paula Nascimento.
A criação de Kassius levantou elogios, a começar pelo professor Agnaldo Coelho vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura: “Inovador! Fantástica a aprovação do espaço”. Luana complementou: “É a universidade sendo criativa, trazendo inovação. Universidade sendo universidade”.
Após esta primeira etapa de conservação e manutenção de todo o acervo, o objetivo será apresentá-lo à sociedade. "Acervo não é para ser guardado, mas para ser visto e vivenciado", finalizou Maria Tereza.
Participaram da reunião Adriana Régia Marques de Souza, pró-reitora adjunta da PROEC; Cristiano Figueiredo, gestor administrativo da FUNDAHC; Consuelo Quireze, coordenadora do Teatro de Artes Cênicas da UFG; e equipe do CCUFG: Renato Malta, da coordenação administrativa; Luciana Bossis, assistente da secretaria administrativa; Daniel Oliveira de Abreu e Leandro Müller, estagiários de artes visuais.
Texto por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Fotos por Carlos Siqueira (Secom/UFG)
Equipes FUNDAHC, PROEC e CCUFG conhecem acervo integrante do comodato
As professoras Luana Ribeiro (esquerda) e Lucilene Souza (direita) foram presenteadas por Maria Tereza
Categories: Notícias Principais