HMMCC apresenta balanço positivo do Setembro Laranja
Atividades voltadas à Segurança do Paciente atingiram 900 pessoas ao longo do mês
Ao longo de todo o mês de setembro, o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) realizou uma série de ações alusivas ao Setembro Laranja, nomeado em referência ao Dia Internacional da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17. O tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha de 2020 foi "Cuidado Materno e Neonatal Seguro", com a chamada à ação 'Haja agora para um parto seguro'. O Núcleo de Segurança do Paciente (NISP) da unidade foi o responsável por organizar as atividades.
"Realizamos ações voltadas às seis metas de segurança do paciente, com palestras, sensibilização sobre os protocolos de segurança e dinâmicas da caixa da verdade e da roleta de perguntas", pontuou Thaynara Amorim, enfermeira do NISP.
As palestras abriram e encerraram a programação, sendo a primeira sobre Cuidado Materno Seguro, ministrada pela coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia da unidade, dra. Ana Tamiris Perini, e a de encerramento, entitulada "Cuidado Neonatal Seguro", conduzida pela médica Rejane Vieira, coordenadora de Pediatria do hospital.
Em relação aos protocolos de segurança do paciente, o NISP visitou os postos de trabalho para tratar a importância e os pontos chaves de cada protocolo de segurança. A higienização de mãos foi abordada com a caixa da verdade, em que o colaborador higinieniza as mãos com álcool e depois as posiciona sob a luz negra para verificar a eficácia da limpeza. Por fim, a equipe circulou por todo o hospital com uma roleta de perguntas referentes a todos os assuntos tratados no período.
"A resposta foi muito positiva, vimos que os colaboradores adoram atividades lúdicas nos setores. Elogiaram muito as ações", finalizou Thaynara ao apresentar o balanço do projeto à diretoria e aos gestores do HMMCC durante a reunião semanal desta segunda-feira, 04 de outubro. A enfermeira agradeceu o apoio dos colegas que ajudaram e participaram das atividades, que atingiram 900 colaboradores.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais