HMDI promove ações de incentivo ao aleitamento materno com pacientes
Rodas de conversas estão entre as atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional da maternidade em celebração ao Agosto Dourado
Equipes multiprofissionais do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) estão promovendo durante todo o mês de agosto ações voltadas ao incentivo do aleitamento materno com as pacientes da unidade. As atividades integram a programação do Agosto Dourado, campanha que visa a conscientização acerca da importância da amamentação para a saúde da criança na primeira infância. Rodas de conversas, palestras e oficinas, além de um mamaço no Parque Flamboyant, estão entre as ações que vão ocorrer neste mês.
A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor se deve ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No HMDI, unidade gerida pela FUNDAHC, as rodas de conversas têm o objetivo de incentivar o aleitamento materno e ressaltar os benefícios desta conduta, inclusive o fortalecimento do vínculo mãe-bebê.
Nos encontros entre as gestantes, puérperas e lactantes, a equipe explica que o leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês por saciar a fome, contribuir para a melhora nutricional, reduzir a chance de obesidade, hipertensão e diabetes. Também são benefícios a redução dos riscos de infecções e alergias, e efeito positivo na inteligência.
A manicure Luciana de Sousa Leite, que deu à luz recentemente no HMDI, participou de uma roda de conversa com o time da fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, serviço social e odontologia e disse ter saído do encontro bastante satisfeita. “Essa é a minha segunda gestação e sempre doei leite materno por saber que com um simples gesto posso salvar vidas, principalmente de crianças que nascem prematuras”, relatou, garantindo que vai voltar a contribuir com o Posto de Coleta de Leite Humano do HDMI.
"Ressaltamos que amamentar não é só uma responsabilidade da mãe. Às vezes, a mãe sozinha quer muito, mas ela precisa do apoio de todo o resto para continuar seguindo em frente", comenta Isabela Luisa de Almeida, enfermeira do Posto de Coleta, afirmando que este apoio deve vir "do poder público, criando políticas que incentivem a mulher a amamentar; das empresas, que tendem a desvalorizar a mulher em idade fértil porque sabem que, posteriormente, ela pode gestar e amamentar; da família, que muitas vezes julga ao invés de apoiar; da assistência à saúde, em que há profissionais vivendo uma realidade arcaica, dando informações antigas e não apoiando o aleitamento materno; apoio de toda a equipe que acompanha mãe e bebê, como pediatra, enfermeiros e fonoaudiólogos".
Hora do Mamaço
Na programação do Agosto Dourado, a equipe responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano do HMDI preparou “A Hora do Mamaço”. O evento acontecerá no dia 13 de agosto, às 9h, no Parque Flamboyant - Jardim Goiás e será aberto ao público. O mamaço é um convite à reflexão, conscientização e sensibilização sobre a importância do aleitamento materno.
A equipe multidisciplinar da unidade realizará palestra, oficina e roda de conversa, além de sorteios de brindes. Outro ponto a ser destacado é a doação do leite materno, serviço oferecido pela Maternidade Nascer Cidadão e pelo Hospital e Maternidade Dona Iris. O leite doado atende bebês prematuros, internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e que não têm a possibilidade de se alimentar do leite da mãe.
Por Mauro Júnio e Monique Pacheco
Categories: Notícias Principais