Hospital Estadual de Jataí soma mais de 66 mil atendimentos no 1º ano de gestão compartilhada FUNDAHC e SES
Com 87,30% de satisfação, pacientes aprovam administração da unidade de saúde, que estartou projeto de residência médica junto à UFJ
Desde 30 de setembro de 2020, o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), antes Hospital das Clínicas de Jataí, tem gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC). Ao longo deste um ano de cooperação mútua, o HEJ foi referência na região Sudoeste para o tratamento da COVID-19, com 8.973 pacientes com sintomas da doença atendidos e 1.345 vidas salvas da doença. No auge da pandemia, o HEJ chegou a ter 152 leitos, 73 deles exclusivos para o tratamento de pessoas contaminadas com o vírus.
Os demais números de prestação de serviços na unidade neste primeiro ano de estadualização também são significativos: 66.439 atendimentos no pronto socorro; 3.336 consultas médicas; 12.564 consultas não médicas (enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, assistência social, e farmácia); 813 cirurgias; 925 partos e 256.768 exames. A equipe passou por atualização constante, como preconizado pelas diretrizes da FUNDAHC, e somou mais de 6.700 horas de capacitações.
Diretora-executiva da FUNDAHC, Enilza Maria Mendonça de Paiva reforça que o empenho das equipes ao longo de um ano extremamente atípico foi fundamental para o êxito dessa gestão. “Foram dias de muitos esforços com a atenção sempre focada no usuário, em meio à pandemia do novo Coronavírus, que nunca havia sido vivenciada mundialmente, e que outrora se encontra controlada, graças às ações e políticas públicas e à adesão da sociedade aos protocolos e medidas de controle”, diz.
Neste período, 88 internos do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ) passaram pela unidade, vivenciando de forma prática o atendimento a pacientes. Além disso, foi iniciado o Projeto do Programa de Residência Médica em parceria com a UFJ, com 11 vagas divididas em cinco especialidades: Medicina de Família e Comunidade; Clínica Médica; Medicina Intensiva; Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia. O HEJ disponibilizou também 137 vagas para estágios estagiários de outras áreas, como Biomedicina, Técnico de Enfermagem, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, em cooperação com a universidade e o SENAC.
O cuidado ao paciente foi o foco principal das ações realizadas pela FUNDAHC, que implementou Ouvidoria, acolhimento com classificação de risco, serviço de fisioterapia 24h na clínica COVID-19, sistema de Gestão da Qualidade, e diversos protocolos para garantir a segurança de todos – pacientes e colaboradores. Os resultados desses investimentos foram claramente percebidos. Em pesquisa realizada pela Ouvidoria: 87,30% dos pacientes que passaram pela unidade se declararam satisfeitos com o serviço recebido.
A estrutura física do hospital também passou por melhorias significativas, como reforma do telhado, renovação do Parque Tecnológico do Laboratório de Análises Clínicas, ampliação da Rede de Oxigênio, implantação do serviço de Engenharia Clínica e o recebimento da doação de uma Usina de Oxigênio pela empresa BRF.
“O sentimento é de realização, mas que ainda temos muito a contribuir e resultados a apresentar nessa parceria exitosa entre FUNDAHC e SES/GO. Agradecemos o apoio das iniciativas públicas e privadas frente ao HEJ para que possamos juntos ofertar serviços de qualidade à sociedade na sua área de abrangência”, finaliza Enilza.
Marcando a parceria entre FUNDAHC e SES/GO, o HEJ recebe a visita do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, neste sábado, 30.
Confira aqui o anuário completo
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais