HEJ retoma cirurgias eletivas nesta sexta-feira, 29, com novo centro cirúrgico
Cesariana foi primeiro procedimento realizado no novo espaço, reformado durante o primeiro ano de gestão compartilhada entre FUNDAHC e SES, e passará de duas para quatro salas operatórias
O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ)* retomou nesta sexta-feira, 29 de outubro, a realização de cirurgias eletivas, ou seja, aquelas com agendamento prévio que não são de urgência ou emergência. Este tipo de serviço tinha sido suspenso desde o início da pandemia e, a partir da redução dos índices relacionados à COVID-19, puderam ser retomados. O retorno coincide com a inauguração do novo centro cirúrgico da unidade, que passou por reforma e ampliação e contará com quatro salas cirúrgicas.
“Neste momento em que a FUNDAHC e o HEJ cumpriram seu papel no enfrentamento da COVID-19 com assistência e leitos de UTI que contribuíram muito para o enfrentamento da pandemia no estado de Goiás, que estamos com a taxa de ocupação diminuída e todos indicadores apontando para uma situação controlada, podemos enfim retomar o objeto inicial de oferecer cirurgias eletivas. É um marco importante”, celebra a professora Enilza Maria Mendonça de Paiva, diretora-executiva da FUNDAHC.
Uma cesariana em paciente de 19 anos de idade e com 40 semanas de idade gestacional foi o primeiro procedimento realizado no novo espaço. “Como disse uma colaboradora nossa, ‘o centro cirúrgico nasceu junto’”, comemorou o diretor-técnico do HEJ, Juliano Rocha, assinalando que serão realizadas cirurgias das seguintes especialidades no HEJ: vascular, urologia, cirurgia-geral, ginecologia e obstetrícia, otorrinolaringologia, bucomaxilo e ortopedia, de urgência e emergência, e eletivas.
O diretor destaca que o Hospital Estadual de Jataí é referência SUS para as regionais Sudoeste I e II e atende uma população extensa. “Houve um acúmulo de pessoas que precisam de cirurgias eletivas. Além disso, pelo fato de sermos porta aberta para urgências e emergências também para essa mesma região, há necessidade frequente de intervenções cirúrgicas. O Hospital precisa estar preparado para desafogar filas de cirurgias eletivas dando assistência à população e segurança na urgência e emergência. Somos um hospital com grande missão”, diz o médico.
A professora reforça que além da assistência aos cidadãos, o HEJ tem, agora, importante papel na prática e na formação de profissionais da área da saúde. “É positivo que estejamos iniciando as eletivas no momento que tivemos aprovada a residência médica para o hospital”, finaliza.
*O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) é uma unidade pública de saúde gerida por meio de acordo de cooperação mútua entre a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC) e a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES/GO)
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais