FUNDAHC 23 ANOS

FUNDAHC: 23 anos de contribuição ao ensino, pesquisa e assistência em saúde em Goiás

Em 18/11/21 17:30. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Projetos apoiados e geridos pela fundação têm como propósito servir à sociedade com qualidade e transparência

Já há alguns anos, a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (fundahc.org) teve o escopo inicial de seu trabalho ampliado. Criada em 18 de novembro de 1998 exclusivamente para agilizar a contração de profissionais ao HC-UFG, hoje a FUNDAHC vai além e também gere projetos de ensino e pesquisa ligados à universidade, além de assistenciais do município de Goiânia e do estado de Goiás.

Especialmente em 2020, a fundação teve um importante papel no enfrentamento à pandemia da COVID-19 em Goiás com a gestão de unidades hospitalares com leitos de UTI e enfermaria para tratamento de pacientes confirmados ou suspeitos da doença. Foram 152 leitos no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), 76 no Hospital das Clínicas Covid (HC-Covid) e 73 no Hospital Estadual de Jataí (HEJ).

A parceria entre o município de Goiânia e a universidade para monitorar pacientes da COVID-19, chamado Telemedicina, também foi gerido pela FUNDAHC e resultou em mais de 243 mil atendimentos realizados. “Houve gestão de outros projetos com a UFG, como a testagem para COVID e pesquisas clínicas em desenvolvimento no HC-UFG”, lembra a professora doutora Enilza Maria Mendonça de Paiva, diretoria-executiva da fundação.

Com profissionais competentes e comprometidos com o propósito de gerir projetos que cooperem com a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), a FUNDAHC consagrou-se como relevante recrutadora de recursos humanos na área da saúde. Atualmente, são cerca de 2.200 colaboradores contratados em regime CLT e 69 bolsistas e estagiários distribuídos nas unidades de saúde onde faz gestão.

Ainda que tenha havido ampliação significativa do serviço prestado nos últimos anos, a fundação mantém os pilares que norteiam seu trabalho desde o início: transparência da gestão, qualidade dos serviços assistenciais, otimização de custos e recursos públicos e privados; e eficiência e eficácia em assistência humanizada. Parte da equipe há 22 anos, Jeová Diogo conta que houveram períodos conturbados administrativa e financeiramente, mas que novas parcerias permitiram “alavancagem em direção a um crescimento contínuo, constante e robusto”, diz.

Com apoio de consultoria especializada, a atual direção-executiva da FUNDAHC realizou reestruturação administrativa e organizacional; estartou o Projeto FUNDAHC Digital; está finalizando ampliação e reforma de sua sede e uma série de outras atividades que visam a aprimoramento dos serviços prestados, com melhoria do ambiente de trabalho, valorização dos profissionais de acordo com suas competências e celeridade aos fluxos internos.

“Desde o ano passado sob o comando da prof.a. Enilza, estamos com novas perspectivas, objetivos e metas, dentre outras propostas de oxigenação. Vamos aos poucos buscando novos horizontes pertinentes aos interesses desta jovem e promissora instituição”, assinala Jeová, finalizando com um recado aos colegas: “Agradeço calorosamente aos que fazem com que a fundação seja um exemplo a ser seguido pela luta empreendida diariamente, nós funcionários”.

Confira aqui fala da diretora-executiva da FUNDAHC para a data.

Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br

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