FUNDAHC apoia projeto de prevenção ao câncer de mama em Itaberaí
Fundação assinou termo de cooperação com o Ministério Público de Goiás para gerir recursos destinados à iniciativa
A FUNDAHC assinou na última quarta-feira, 15 de dezembro, Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o município de Itaberaí para implementação de um projeto que visa prevenir o câncer de mama no município goiano. O programa é uma iniciativa do Centro Avançado de Diagnóstico do Câncer de Mama (Cora), liderado pelo professor Ruffo de Freitas Júnior, e terá na FUNDAHC o apoio necessário na gestão dos recursos financeiros destinados à sua execução.
“A FUNDAHC tem como missão apoiar projetos na área da saúde que os nossos professores e coordenadores captam. Somos parceiros. Nos colocamos à disposição para a realização deste projeto”, afirmou a diretora-executiva da fundação, prof.a dra. Enilza Maria de Paiva durante a solenidade no MPGO.
Denominado ‘Efetividade das Ações de Rastreamento Baseadas no Exame Clínico da Mama Sistemático no Estadiamento e na Mortalidade por Câncer de Mama: Estudo Randomizado’, o programa permitirá a realização exames clínicos sistematizados na população feminina de Itaberaí, por pessoas treinadas para este fim.
O procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, disse, durante a assinatura do convênio, que a união das instituições leva a caminhos que podem proteger a vida e promover a evolução da sociedade. Ele explicou que o projeto proporcionará melhores condições de vida para as mulheres, uma vez que atuará na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
Aylton Flávio Vechi informou que a destinação de recursos oriundos de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) e transações penais possibilitará a concretização dos objetivos do convênio. Segundo ele, a assinatura do termo de cooperação mostra a preocupação das instituições com a finalidade social de suas atuações e o esforço para atingir o bem comum.
A prefeita Rita de Cássia ressaltou a importância da relação independente e harmônica entre os poderes constituídos para melhorar as condições de vida das comunidades mais carentes. Segundo ela, a parceria é uma clara demonstração do incentivo que o MPGO tem dado às causas femininas, da valorização das mulheres e diminuição das desigualdades entre os sexos.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, ressaltou que, entre as obrigações da instituição de ensino, estão a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de ações para levar assistência à população. Para ele, o convênio é a prova da existência de pessoas idealistas e empenhadas em contribuir com o bem-estar da população.
Participaram também da solenidade de assinatura a coordenadora de Projetos Institucionais do MPGO, Sandra Mara Garbelini; o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Fernando Carneiro; a coordenadora de Projetos do Cora, Daniele Cristina Melo Rodrigues; o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico da UFG, Carlos Almeida; o presidente da Câmara Municipal de Itaberaí, João Pereira Filho; o procurador-geral do muncípio, Daniel Fernandes Leite; os secretários municipais Carlos Rodrigues Galvão, de Saúde, e Adão Avelino, de Gestão, além de vereadores.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC, e João Carlos de Faria, do MPGO
Foto: Luísa Gomes
Foto: João Sérgio, Assessoria de Comunicação do MPGO
Categories: Notícias Principais