janeiro branco equipe FUNDAHC 2022

Janeiro Branco: O mundo pede saúde mental!

Em 12/01/22 19:19. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Campanha aborda os cuidados com a saúde mental, conscientizando sobre a importância de prevenir o adoecimento emocional

Iniciada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão Pires Rezende, a campanha do Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições. A escolha do mês, o primeiro do ano, está ligada à questão cultural do nosso país em que as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, suas relações, suas emoções e em seus sentidos existenciais.

"Como em uma 'folha ou em uma tela em branco', as pessoas podem ser inspiradas a escrever ou a reescreverem suas próprias histórias de vida", conta o criador da data.

Pensar sobre o tema da saúde mental gera conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta os indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. O Janeiro branco lembra também da importância de olharmos para nós e para o outro (e seu sofrimento) com empatia, respeito, carinho e verdadeiro desejo de ajudar e de fazer diferença. Afinal, uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo.

Em apoio à campanha, toda a equipe administrativa da FUNDAHC vestiu-se de branco. Nas unidades de saúde geridas pela fundação, as equipes de psicologia fazem um importante papel de incentivar o cuidado com a saúde mental tanto dos pacientes quanto dos colaboradores. 

janeiro branco equipe FUNDAHC 2022

janeiro  2022

Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br 

Categorias: Notícias Principais