Nascer Cidadão tem 94,76% de aprovação entre pacientes internados
Qualidade no atendimento dos profissionais é destaque em levantamento realizado pela ouvidoria da maternidade
Ao longo de 2021, a ouvidoria da Maternidade Nascer Cidadão (MNC) realizou 971 pesquisas de satisfação com pacientes internados, alcançando média de recomendação geral de 94,76%. Entre as áreas da unidade, três tiveram destaque: equipe multidisciplinar (psicólogos, odontólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e assistente social), com 95,60%; equipe médica com 93,65%; e equipe de enfermagem, com 92,99% de aprovação.
“A avaliação é feita diariamente a beira leito junto aos pacientes internados, e respondida de forma opcional. São 10 perguntas sobre o atendimento especifico de cada área, conta Alex Francisco, ouvidor da maternidade.
A partir dos dados levantados e das análises dos pacientes é feito o cálculo de resultados pela metodologia Net Promoter Score (NPS), a qual indica que empresas com recomendações acima de 75% têm perfil de excelência no atendimento. Em todas as áreas, a satisfação pelo serviço prestado pela MNC ficou acima de 77%. Além das equipes em destaque, foram avaliados portaria/vigilância, equipe de recepção, alimentação recebida e higienização.
A avaliação por parte dos usuários internados na unidade funciona como um poderoso mecanismo de feedback, permitindo melhorias e aprimoramentos. Durante as visitas rotineiras da ouvidoria aos leitos, é abordada a importância da área, das ferramentas de trabalho como a própria pesquisa de satisfação, o registro de demandas, além de deixarmos o serviço da ouvidoria à disposição do paciente.
Alex explica que quando há queixas, é feito o registro da solicitação e, em seguida, repassado ao gestor da área em questão para devidas tratativas. “Temos o prazo de até 20 dias para responder a demanda e dar retorno ao paciente”, diz, reforçando que esse ciclo se repete até que seja solucionado apontamento feito pelo usuário.
A maternidade tem tido retornos bastante positivos quanto à qualidade de atendimento inclusive na ferramenta pública e gratuita Google Meu Negócio, com 4,3 pontos de cinco.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
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