Autoridades reúnem-se para celebrar 10 anos de HMDI
Maternidade pública municipal de Goiânia reconhecida pelo atendimento humanizado soma mais de 50 mil partos desde sua reinauguração em junho de 2012
Na noite da última terça-feira, 14 de junho, o auditório do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) foi palco de solenidade comemorativa aos 10 anos de reinauguração da unidade, completados no próximo dia 17. Durante todo este período, a FUNDAHC atua como gestora da maternidade, conforme convênio assinado entre a Prefeitura de Goiânia, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a fundação, cumprindo o papel de otimizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e, ainda, fortalecer o hospital como um espaço de formação a futuros profissionais da saúde.
"A UFG está aqui por meio da FUNDAHC, para confirmar seu compromisso com a gestão desta maternidade. A concepção de humanização aqui impressa é muito cara para a Universidade Federal de Goiás, está presente em nosso manual, na formação de nossos médicos, médicas, enfermeiros e enfermeiras e estamos aqui justamente para reafirmar esse zelo, principalmente com as mulheres, para que a vida seja melhor", destacou Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG e representante, naquele ato, da diretora executiva da FUNDAHC, profa. dra. Enilza Maria Mendonça de Paiva.
O serviço prestado pela equipe da maternidade cumpre as normativas da Rede Cegonha, que preconiza, entre outras, a adoção de medidas para o parto seguro, humanizado e adequado, conforme recomendado pelo Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. "A Rede cegonha, toda a organização dessa rede materno-infantil, tem uma história, credibilidade, eficiênia. A gente precisa defendê-la cada vez mais. Precisamos que este trabalho que vocês executam aqui com tanta maestria seja cada vez mais evidênciado", reforçou o secretário Estadual de Saúde de Goiás, Sandro Rogério Batista.
O Dona Íris tem o título de Hospital Amigo da Criança e adota as recomendações do Método Canguru, que estimulam o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a amamentação já na primeira hora de vida. Como assinalou o secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, que representou o prefeito Rogério Cruz no evento, "esta maternidade é um instrumento de inclusão social. A partir do momento que as crianças nascem aqui com dignidade, atenção, carinho e dedicação, essas crianças nascem como cidadãos. Nascem com o direto de qualidade de vida. E as mães também são atendidas desta forma, com respeito, com toda a importânica que a mulher tem".
O HMDI realiza cerca de 500 partos por mês. Possui 69 leitos de enfermaria, 6 leitos para parto normal, 5 salas de centro cirúrgico, 4 leitos de sala de cuidados, 10 leitos de Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), 5 leitos de UCIN Canguru e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). "A maternidade tem uma importância muito grande, principalmente no que diz respeito aos partos prematuros. Sabemos da excelência dessa UTIN que aqui está", assinalou Durval.
A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência para parturientes e emergência ginecológica 24h por dia e é certificada pela Organização Nacional de Acreditação como ONA nível 1, seguindo rigorosos critérios para a segurança do paciente e a prestação de um serviço de qualidade.
Diretor-técnico do Dona Íris, Eduardo Pontes celebrou os resultados alcançados ao longo destes 10 anos de reinauguração e assegurou sucessão no atendimento já oferecido à população. "Esta é uma maternidade de excelência e do SUS. Atendimento gratuito, melhor atendimento possível. Continuaremos prestando serviço de excelência, qualidade no atendimento e respeito aos pacientes", pontuou.
Na oportunidade, personalidades que tiveram papel relevante para a maternidade foram homenageadas. São eles:
Prof. Dr. Maurício Guilherme de Campos Viggiano (Diretor Geral de 2012 a 2019)
Dra. Rossana de Araújo Catão Zampronha (Diretora Geral de 2019 a 2021)
Prof.ª Dra. Marta Curado Franco Finotti (Diretora Geral de 2021 a 2022)
Prof. Dr. Waldemar Naves do Amaral (Diretor Acadêmico desde 2012)
Dr. José Renato Ayres Rezende (Diretor Técnico de 2012 a 2019)
Dr. Denes Ribeiro de Oliveira (Diretor Técnico de 2019 a 2022)
Dr. Eduardo Santos Lopes Pontes (Atual Diretor Técnico)
Adecildes Dias Rocha (Diretor Administrativo de 2012 a 2013)
Cleusa de Queiroz Machado (Diretora Administrativa desde 2013)
Dra. Heylha-Mar Costa Pinto da Silva (Coordenadora Multiprofissional de Saúde de 2012)
Prestigiram o evento a diretora administrativa do HMDI, Cleusa Queiroz de Machado; o atual diretor geral, Rogério Araújo de Paula; os diretores do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), José Miguel de Deus, Marcelo Cupertino e Angélica Sant'Ana; a diretora administrativa da Maternidade Nascer Cidadão, Joice Almeida; o professor e ex-reitor da UFG Edward Madureira, a profa. dra. Sandramara Matias Chaves; e colaboradores da maternidade.
A solenidade foi organizada pela comissão de eventos AMARH da própria maternidade, e teve o apoio da Unimed, Sicoob Unicentro, Rocha Macedo Serviços Médicos, e FUNDAHC.
HMDI 10 ANOS em números
50.246 partos
13.573 procedimentos clínicos
9.962 procedimentos cirúrgicos
407.641 atendimentos médicos (ambulatório e emergência)
216.753 atendimentos multiprofissionais
812.264 exames laboratoriais, de ultrassonografia e de mamografia
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Fotos: Lucyhellem Leão
Angelita de Lima, Durval Pedroso, Sandro Batista e Eduardo Pontes compuseram a mesa diretiva
Dirigentes da solenidade com o ex-reitor Edward Madureira e a professora Sandramara Chaves
Cleusa Machado e Angelita de Lima
Waldemar Naves do Amaral recebeu a homenagem das mãos da professora Angelita
A placa de homenagem ao médico José Renato Ayres Rezende foi entregue pelo secretário Durval
Marcelo Cupertino, Angélica Sant'Ana, José Miguel de Deus, Sandramara Chaves, Edward Madureira e Joice Almeida
Coordenadora multiprofissional do HMDI desde a reinauguração e responsável pela nomeação dos espaços internos da unidade com flores, Heylha-Mar Costa recebeu a homenagem do dr. Eduardo Pontes
Categories: Notícias Principais