DIABETES NA GESTAÇÃO PODE CAUSAR ATÉ HEMORRAGIA E MORTE SÚBITA FETAL. PRÉ-NATAL É INDISPENSÁVEL PARA CONTROLE DA DOENÇA

Diabetes gestacional tem tratamento!

Em 18/07/22 17:17. Atualizada em 07/07/23 22:42.

Com diagnóstico precoce, acompanhamento rigoroso durante pré-natal e hábitos saudáveis, doença metabólica pode ser controlada

Diabetes gestacional é um aumento do açúcar no sangue em mulheres grávidas. Assim como os outros tipos da doença, é uma condição que ocorre quando não temos a capacidade de metabolizar o açúcar de maneira correta e as taxas de glicose no sangue aumentam. Os riscos para as gestantes envolvem morte súbita fetal, peso fetal exagerado, risco da diabetes persistir depois da gravidez e outros.

"Nem sempre um bebê gordinho é um bebê saudável. Um bebê grande demais para a idade gestacional pode trazer problemas graves, como a morte súbita fetal intraútero, que é quando o feto falece dentro da barriga da mãe por alterações metabólicas causadas pela diabetes gestacional", alerta Ana Tamires Perini, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC).

A médica conta que a doença também gera maior risco de cesariana devido ao grande aumento do volume abdominal, aumento de líquido amniótico, o que pode favorecer o aparecimento de complicações como descolamento da placenta, parto prematuro, trabalho de parto prolongado e dificuldade respiratória da mulher e, ainda, risco de hemorragia pós-parto, já que o útero fica "mais difícil de contrair".

Apesar de todas as complicações que pode gerar, a diabetes gestacional tem tratamento! Com o diagnóstico precoce feito por exames de sangue como a glicemia de jejum no primeiro trimestre da gravidez e o exame chamado TOTG, famoso teste do líquido doce, realizado entre 24 e 28 semanas de gestação, é possível identificar, acompanhar e evitar a evolução grave da doença. "O tratamento varia de paciente para paciente, mas, em geral, será a combinação de dieta orientada por médico, nutricionista ou os dois profissionais; atividade física, dependendo da contraindicação; acompanhamento pré-natal rigoroso; e, em alguns casos, a medicação, que pode ser oral ou a insulina aplicada", reforça Ana Tamires.

DIABETES NA GESTAÇÃO PODE CAUSAR ATÉ HEMORRAGIA E MORTE SÚBITA FETAL. PRÉ-NATAL É INDISPENSÁVEL PARA CONTROLE DA DOENÇA

E quem pode contrair a doença? Qualquer mulher gestante pode ter diabetes gestacional, mas há alguns fatores que geram maior pré-disposição. São eles: obesidade, histórico familiar da doença, muito ganho de peso na gestação, sedentarismo.

O ideal é manter hábitos saudáveis e ter acompanhamento médico durante toda a gestação.

Se você está grávida, agende atendimento médico especializado pelo Teleconsulta da Prefeitura de Goiânia (0800 646-1560).

Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br 

Categorias: Notícias Principais