Dona Íris é unidade destaque em doação de sangue em Goiás
Maternidade é homenageada em Projeto Doador Destaque do Hemocentro como uma das instituições que mais contribui com a reposição do estoque no estado
O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) é uma das muitas unidades públicas de saúde de Goiânia - e de Goiás - que utilizam bolsas de sangue estocadas na Rede Estadual de Hemocentros - Rede Hemo para salvar vidas de pacientes internados. Para contribuir com a reposição desse estoque e, assim, com a manutenção da quantidade necessária de bolsas para suprir a necessidade dos hospitais no estado, o HMDI estimula a doação de sangue entre seus colaboradores, pacientes e familiares com campanhas internas de doação e ações com a unidade móvel do Hemocentro. Esta parceria foi reconhecida em solenidade no último dia 15, quando a maternidade recebeu o troféu de Parceiro Destaque da Rede Hemo.
A biomédica do laboratório e da unidade transfusional do HMDI, Hérika Costa, recebeu o prêmio em nome da unidade e ressaltou a importância do empenho da equipe HMDI para o resultado exitoso. "É um trabalho de várias pessoas dentro da unidade. Contamos com a parceria do Núcleo Interno de Regulação (NIR), do Serviço Social e da agência transfusional para sensibilizar as famílias dos pacientes atendidos", destacou, assinalando que o maior consumo de sangue na unidade é na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), onde os assistentes sociais realizam reuniões semanais com as mães e abordam o tema.
Hérika pontuou, ainda, que os dois últimos anos de pandemia foram árduos para contribuir com a manutenção dos estoques de sangue do Hemocentro, principalmente porque a própria COVID é um critério que inabilita as doações: "Ficamos muito felizes com este título, por ser um reconhecimento ao nosso trabalho. Ele renova nossos ânimos de continuar nesse trabalho de formiguinha, contínuo, de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue".
Três hospitais foram premiados conforme a reposição de bolsas consumidas. O primeiro colocado foi o Hospital Geral de Goiânia (HGG), em segundo, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), e o terceiro, o HMDI.
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais