A saúde começa pela boca!
Neste 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, reforçarmos a importância da higiene diária e frequente da boca para a manutenção da nossa saúde integral
Um antigo ditado diz que 'rir é um bom remédio' e não por acaso, já que a ciência comprovou os benefícios do riso ao corpo e à mente humana. Mas basta um sorriso sincero para manutenção da saúde? Não mesmo! É preciso higiene e cuidados diários com os dentes, língua e boca. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. A falta de uma higiene bucal adequada pode causar não apenas a perda de dentes e doenças na boca, mas provocar ou agravar outras doenças.
Para alertar sobre a necessidade de manter a saúde da boca, a Federação Dentária Internacional (FDI) instituiu, em 2007, o Dia Mundial da Saúde Bucal, que é marcado no calendário em 20 de março. Aproveitamos esta data para apresentar dicas simples a serem adotadas no dia a dia e garantir mais que um sorriso bonito, saudável!
Iva Maranhão, odontóloga da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), destaca que a escovação pode evitar doenças como caries, gengivite, doença periondotal e começa explicando o básico. "Para escovar os dentes, vamos eleger uma sequência na boca. Se a gente gosta de começar do lado direito, então escovaremos o lado direito, passaremos pelo lado esquerdo e assim é feita a arcada superior e inferior", exemplifica.
A profissional lembra também que é preciso atenção também às superfícies dentárias e à língua: "Nesta escovação sistemática escovaremos as superfícies dentárias voltadas para a bochecha, depois as superfícies internas, as mastigatórias e, por fim, a língua, porque contém inúmeras bactérias que podem ser prejudiciais à saúde, então a escovação é importante!".
Além dos cuidados diários com a higiene da boca, é importante cuidar da alimentação! O consumo frequente de açúcar e alimentos ácidos como refrigerantes, bebidas energéticas e gaseificadas, álcool e comidas processadas prejudicam o esmalte dos dentes causando sensibilidade e outras condições incômodas. Aliado aos cuidados individuais em casa, as visitas ao dentista são indispensáveis. É nas consultas que você saberá de fato se a rotina de higiene está sendo eficaz, se tem alguma doença bucal ou algo que mereça mais atenção.
Confira mais dicas:
1 - Dê preferência para escovas de dentes com cerdas macias e cabeças pequenas, pois elas chegam em todos os cantos da boca.
2 - Faça com movimentos curtos e delicados.
3 - Escolha pastas de dente com flúor e sem aquelas “areinhas”, que são abrasivas e podem prejudicar o esmalte dos dentes.
4 - Escove os dentes preferencialmente após cada refeição.
5 - Troque sua escova de dentes a cada 3 meses, ou quando as cerdas estiverem dobrando.
6 - Sangue é sinal de aleta! Se houver sangramento quando escovar os dentes, procure um dentista: algo está errado.
7 - Use o fio dental ao menos 1 vez ao dia, antes de escovar os dentes.
O sorriso é a coisa mais bonita que você pode vestir. Cuide dele!
Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br
Categories: Notícias Principais