parto na banheira hmmcc1

Parto natural na água: uma opção humanizada do SUS

On 04/19/23 16:45 . Updated at 07/07/23 22:42 .

Maternidades municipais oferecem opção de parto na banheira às gestantes

O parto na água é um método humanizado para as mulheres darem à luz, já que diminui a dor das contrações durante o trabalho de parto. O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) e o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) possuem banheiras à disposição das mães.

parto na banheira hmmcc1

Paula Rezende é Enfermeira Obstetra do HMDI e afirma não existir objeções para fazer o parto na água daquelas mulheres que tiveram uma gestação saudável e de baixo risco. Ele só não é indicado para mulheres com hipertensão, diabetes, pré-eclâmpsia, entre outros fatores de risco. “Se a parturiente tem indicação de parto normal e é o desejo dela, está apta a realizar este tipo de parto. Se houve complicações durante a  gestação, mas persiste a recomendação médica do parto normal, não há contraindicação ao uso da banheira”, afirma.

Izana Paula Saraiva deu à luz no HMMCC a Ísis Emanuele, sua primeira filha. Relata que a vivência foi bastante positiva e recomenda para outras gestantes. “A atenção, paciência e foco estavam totalmente em mim. A minha experiência de parto foi ótima!”, lembra. Este foi o primeiro parto realizado na banheira da maternidade.

parto na banheira hmmcc2Izana com Ísis nos braços imediatamente após o nascimento na banheira

Segundo Maristela Silva, coordenadora do Centro de Parto Normal do HMMCC, a banheira é utilizada como método não farmacológico no alívio da dor. Durante o trabalho de parto normal, essa opção é oferecida à gestante, caso as equipes médica e de enfermagem obstétrica avaliarem ser adequado para a mãe e o bebê. “O parto na banheira com água aquecida aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos e articulações, facilitando a saída do bebê”, diz. 

Benefícios do parto na água

Para a mãe:

  • Relaxamento muscular e conforto tanto para evolução do trabalho de parto quanto para o momento do parto em si
  • A água morna promove uma “analgesia natural”, o que, muitas vezes, acelera o tempo para o parto e diminui a necessidade de intervenções
  •  Parto mais natural e menos traumático 
  • Permite maior movimentação durante o trabalho de parto

Para o bebê:

  • O nascimento se torna menos traumático, pois o bebê estava no útero em um ambiente líquido e quente, quando ocorre o nascimento na banheira, ele passa para um ambiente semelhante.
  • Sofre menos efeitos externos como luz, barulho, frio, tornando o nascimento mais natural.

Por Jéssica Valério
Edição de Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC

comunicacao@fundahc.com.br

Categories: Notícias Principais