Gestantes, se atentem às taxas de colesterol!
Altos níveis podem afetar negativamente os bebês durante a gestação
As gestantes devem fazer o pré-natal para acompanhar as mudanças que acontecem no corpo e, segundo o Ministério da Saúde, estas mulheres precisam receber informações referentes aos seus direitos, hábitos saudáveis de vida, medicamentos indicados e os que devem evitar, além de compreender os sinais de risco em cada etapa da gravidez. Segundo Danyelle Amorim de Lima, Coordenadora Gineco-obstétrica do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), entre as mudanças no corpo de uma mulher grávida estão as taxas de colesterol, por isso, é muito importante o bom acompanhamento para evitar consequências futuras. “O aumento de colesterol da gestante pode passar para os vasos sanguíneos do bebê e favorecer o surgimento de doenças cardíacas precoces”, explica Danyelle.
Existem diferentes tipos de colesterol: o HDL, o LDL e o VLDL. O corpo humano é capaz de produzi-los para a manutenção do organismo, mas eles também podem ser encontrados nos alimentos de origem animal. O tipo HDL é conhecido como colesterol bom e auxilia a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevados os níveis de HDL no corpo de uma pessoa, menor é o risco de ter uma doença cardíaca. Os outros tipos de colesterol são conhecidos como ruins. LDL e VLDL em níveis mais altos podem formar placas de gordura nas paredes das artérias e dificultar e/ou impedir a passagem do sangue.
Quanto mais elevadas as taxas de colesterol no sangue, maior é o risco de sofrer doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), e gestantes devem ter um cuidado especial: “A gravidez é um período de intensa transformação no corpo das mulheres e o aumento do colesterol é uma dessas alterações que acontece por conta dos hormônios envolvidos na gestação. O colesterol é importante para o funcionamento do organismo, desde que seus níveis não estejam aumentados”, diz Danyelle.
Para controlar os níveis de colesterol é importante que a gestante tenha uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos, com alto teor de açúcar e sódio, frituras, além de praticar atividade física com a permissão do médico que está realizando o pré-natal.
Anualmente no Brasil, no dia 08 de agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Nesta data, busca-se conscientizar a população sobre os riscos das taxas altas de colesterol, motivo significativo de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, condição responsável pela morte de 400 mil brasileiros por ano segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Por Jéssica Valerio
Edição de Monique Pacheco
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais