Fundahc, Funape e RTVE realizam II Seminário das Fundações de Apoio à UFG
Colaboradores das três fundações acompanharam programação repleta de atividades com foco em comunicação assertiva, saúde mental e desenvolvimento humano
Texto: Thalita Braga
Foto: Ascom/Fundahc
Com objetivo de integrar as equipes e promover momentos de aprendizado e troca de experiências, a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG), a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) realizaram pelo segundo ano consecutivo o Seminário das Fundações de Apoio à UFG.
Durante a abertura do evento, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou a importância das fundações para o desenvolvimento da universidade. “Nesta semana foi divulgado o resultado do Ranking Xangai referente ao ano de 2022 e ele mostra que a UFG permanece entre as 1000 melhores universidades do mundo e a 16ª do Brasil. Isso não seria possível sem os docentes, os pesquisadores, os colaboradores técnicos e sem o apoio das fundações, que são fundamentais para obtermos esse êxito”, ressaltou.
Colaboradores da Fundahc, Funape e RTVE.
Para a diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Maria de Sousa, o momento é de celebração pelos resultados e pela realização do segundo seminário, que reuniu colaboradores de todas as fundações. “Eu acredito que cada um de vocês já consegue perceber o quão esse encontro é importante para nós. São momentos de troca de informação, de conhecimentos, de experiências que foi o nosso grande propósito de criar esse evento.”
Reitora da UFG, Angelita Lima juntamente com o vice-reitor, Jesiel Carvalho.
Lucilene também falou do significado da escolha do local do evento, o Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freau Bufáiçal. Estar aqui, na universidade, tem todo o brilho desse encontro. Isso é um cuidado que nós tivemos desde o início para mostrar que antes de tudo, a fundação é um espaço da UFG. É essa casa que nos permite alavancar os nossos sonhos, construir novas rotas e participar de toda e qualquer decisão frente às nossas fundações. Então, não tenham dúvidas que vocês fazem parte da UFG!”, afirmou.
Para Silvana Coleta, diretora executiva da Fundação RTVE, a integração das equipes é um dos grandes objetivos do Seminário das Fundações de Apoio à UFG. “A primeira intenção é essa, integrar as equipes, trocar os telefones, fazer os contatos. ‘Como você resolveu determinada situação?’, ‘Você pode me ajudar?’. Essa troca tem sido muito boa para nós e imagino que para vocês também”, afirmou durante a fala de abertura do evento. Silvana Coleta apontou ainda que além da integração, a formação promovida pelas palestras e mesas-redondas é fundamental para o sucesso do Seminário.
Equipe da Fundahc Administração juntamente com as diretoras-executivas: Lucilene Maria de Sousa,
Silvana Coleta e Sandramara Chaves.
Ao fazer sua fala, a diretora-executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, destacou que essa é a primeira vez que as três fundações de apoio à UFG têm três mulheres em sua direção. "Isso é muito expressivo e muito significativo. Nós temos feito um trabalho em conjunto, articulado, dialogado e de muito companheirismo. Isso tem permitido que as fundações avancem cada vez mais", disse. A diretora também fez questão de agradecer a comissão organizadora do evento, bem como, os palestrantes e participantes do evento. "Nosso objetivo, para além da formação, que é extremamente importante, é que as três fundações invistam cada vez mais em qualificar seus colaboradores, integrando e compartilhando conhecimento”, finalizou.
Também participaram da abertura do evento o vice-reitor da UFG, Prof. Jesiel Freitas Carvalho; a diretora de gestão com as fundações de apoio, Clévia Ferreira Garrote; a diretora-executiva da Funape, Prof. Sandramara Chaves; a diretora-executiva da RTVE, Prof. Silvana Coleta.
Integração
Ao longo do dia, os convidados participaram de palestras relacionadas à comunicação assertiva, saúde mental e desenvolvimento humano, além de atividades em grupos, que foram propostas pela organização do evento com objetivo de integrar as equipes das três fundações.
A gestora de custos da Fundahc, Laila Cristina Ribeiro Borges, conta que participou do seminário pelo segundo ano e saiu do encontro recarregada com as trocas que teve. “Participar do 2° Seminário das Fundações de Apoio a UFG foi muito satisfatório e enriquecedor. O momento de aprendizado e interações é fundamental para nos desenvolvermos enquanto profissionais e estreitarmos os laços além do ambiente corporativo, e o encontro nos oportunizou tudo isso”, disse.
Maria Eduarda Limongi, que integra a assessoria de comunicação da Fundação RTVE, considera que o Seminário foi um momento enriquecedor para sua trajetória. “Pude aprender diversas técnicas e estratégias para melhorar o meu desempenho profissional. A troca de experiências com os outros participantes foi fundamental para adquirir novos conhecimentos e perspectivas. Além disso, a possibilidade de conviver com pessoas de diferentes áreas e setores me permitiu compreender melhor o papel de cada um na construção de uma organização forte e eficiente”.
Bethania Dias Balisa é recepcionista na Funape e também falou das suas impressões sobre o evento. Para ela, o seminário abordou temas cruciais, como comunicação, desenvolvimento humano, a interligação entre saúde mental e trabalho, bem como a importância do autoconhecimento. “ As palestras proporcionaram uma visão abrangente e relevante sobre a necessidade de cuidar da saúde mental dos colaboradores e promover o crescimento pessoal. O evento também evidenciou a preocupação das fundações com a capacitação e o bem-estar de seus membros, refletindo positivamente na busca por um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo."
Equipe da Fundahc Administração.
Carlos Maciel palestrou sobre Desenvolvimento Humano para as equipes das fundações.
Fonte: Ascom/Fundahc
Categorias: Notícias Principais