HMDI realiza atividade para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente
Ação envolveu colaboradores e pacientes da unidade da Prefeitura de Goiânia
Texto: Thalita Braga
Foto: Ascom/Fundahc
Para comemorar o Dia Mundial da Segurança do Paciente - 17 de setembro, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), realizou atividades com colabores e pacientes para reforçar a importância de seguir os protocolos estabelecidos pela unidade.
Com o tema “Ouvir a Voz do Paciente”, a campanha deste ano destaca a importância da comunicação efetiva dentro de uma unidade hospitalar. Para a supervisora do Escritório da Qualidade e Planejamento do HMDI, Layane Dias, estabelecer uma boa comunicação entre os profissionais e os pacientes é o primeiro passo para garantir um atendimento seguro. “Fizemos questão de envolver colaboradores e pacientes durante as atividades de comemoração da data, para que todos se conscientizem da importância da disseminação das metas de segurança do paciente”, afirma.
Pacientes do HMDI.
No hall do andar térreo, foi montado um grande painel colorido em referência ao Dia Mundial da Segurança do Paciente e, com fios despendidos do teto, foram afixados bilhetes com ações indispensáveis para garantir protocolos seguros na unidade. “Foi uma forma que encontramos de despertar em todos os colaboradores a vontade de cooperar para garantir uma segurança efetiva e disseminar as metas internacionais de segurança do paciente entre as equipes”, destacou Layane.
Durante a ação, as equipes da Qualidade e do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras) percorreram as alas de internação e entregaram aos pacientes a Cartilha de Segurança do Paciente. “Tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas dos pacientes e acompanhantes, além de podermos destacar a importância do tema e seus desdobramentos na saúde para os nossos usuários”, disse.
Metas internacionais
As seis metas internacionais de segurança do paciente foram desenvolvidas em 2006 pela Joint Commission International (JCI) e visam garantir as melhores práticas durante todo o atendimento. Saiba quais são:
- Identificar corretamente os pacientes
- Estabelecer uma comunicação efetiva
- Prezar pela segurança de medicamentos
- Garantir a segurança do paciente para cirurgias
- Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados em saúde
- Prevenir complicações decorrentes de quedas
Fonte: Ascom/Fundahc
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