Fachada Nascer atualizada.

Maternidade Nascer Cidadão celebra 23 anos com mais de 1 milhão de atendimentos realizados

On 09/29/23 18:47 . Updated at 10/04/23 16:06 .

Unidade de saúde da Prefeitura de Goiânia é referência em partos humanizados e acolhimento a gestantes

Texto: Thalita Braga
Fotos: Ascom/Fundahc

Colaboradores e convidados se reuniram no dia 28 de setembro para celebrar os 23 anos de fundação da Maternidade Nascer Cidadão (MNC). Durante o evento, a diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Maria de Sousa, destacou a importância da maternidade para a população da região Noroeste de Goiânia e os avanços alcançados desde que a Fundahc assumiu a gestão da MNC, em 2015. “É um momento de muita alegria celebrar esta data ao lado de quem faz da Nascer Cidadão uma referência de atendimento humanizado na rede municipal de saúde”, disse Lucilene. 

A diretora ressaltou que a unidade tem uma gestão tripartite e que todas as conquistas são mérito de cada gestor e colaborador que atua na maternidade. “A Maternidade Nascer Cidadão possui o título de ‘Maternidade Segura’ e de ‘Hospital Amigo da Criança’, além de ser uma das duas únicas maternidades de baixo risco 100% SUS certificadas pela Organização Nacional de Acreditação - ONA 2, seguindo critérios rigorosos para prestação de um serviço de qualidade. Isso é motivo de orgulho para todos”, afirmou Lucilene. 

Maternidade Nascer Cidadão celebra 23 anos com mais de 1 milhão de atendimentos realizados  1

Ela reforçou, ainda, o papel da Fundahc enquanto instituição vinculada à Universidade Federal de Goiás (UFG). “Quando a Fundahc assume a gestão de uma maternidade, ela chega com o compromisso de garantir um espaço de formação a futuros profissionais do sistema único de saúde, e também, atualização e aperfeiçoamento para os colaboradores que aqui estão.” 

Em sua fala, o diretor-geral da MNC, Sebastião Teles, relembrou que a unidade nasceu a partir dos movimentos de setores organizados e dos conselhos locais, em especial o Conselho Local da Maternidade Nascer Cidadão e das associações de bairros da Região Noroeste. “A Nascer Cidadão é fruto do anseio do povo compartilhado com as autoridades e, para eles, desenvolve e aplica os conhecimentos técnicos de sua equipe tão qualificada. Foi por meio desse movimento de gente unida por uma causa nobre como a saúde, que celebramos 23 anos de existência dessa querida maternidade.” 

Rogério Cândido Rocha, diretor técnico da MNC, ressaltou a importância da gestão da Fundahc na unidade municipal. “A Fundahc é uma parceira que mudou a história da nossa maternidade para melhor. Hoje, nós temos um parque tecnológico totalmente novo, equipe médica completa, equipe de enfermagem completa, nós temos material para trabalhar, equipamentos de primeira linha e não perdemos em nada para unidades particulares”, afirma. 

Estrutura 

A Maternidade Nascer Cidadão possui 6 leitos para parto normal, 29 alojamentos conjunto, dois centros cirúrgicos com salas de recuperação anestésica e salas de atendimento neonatal. Ao longo destes 23 anos, a Maternidade Nascer Cidadão já realizou mais de 71 mil partos; 497 mil atendimentos emergenciais, 334 mil atendimentos ambulatoriais, 145 mil ultrassonografias e 417 mil exames de análises clínicas.

Para a diretora administrativa e financeira da MNC, Joice Almeida, a maior alegria está na satisfação das usuárias da unidade. “A gente escuta sempre as manifestações das pacientes que falam muito bem da unidade. Tem várias pessoas que atuam aqui e em unidades particulares que também afirmam que temos um trabalho diferenciado e que é reconhecido por todos.” Joice fez questão de agradecer a cada um dos 444 colaboradores da MNC que garantem que a unidade seja referência em atendimento humanizado. “Hoje é um dia de festa e de agradecimentos. Vocês fazem parte do sucesso desse trabalho!”, concluiu. 

Maternidade Nascer Cidadão celebra 23 anos com mais de 1 milhão de atendimentos realizados  2

Diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Maria de Sousa, e os diretores da Nascer Cidadão, Sebastião Teles, Rogério Cândido e Joice Almeida.

Source: Ascom/Fundahc

Categories: Notícias Principais