Cardiologista do HEJ alerta sobre doenças do coração
Doenças cardíacas matam quase um terço dos brasileiros. Estilo de vida é um dos fatores de risco
Texto: Mayara Ferreira
Foto: Ascom/HEJ
Obesidade, sedentarismo, falta de exercícios físicos e má alimentação são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Na correria do dia a dia, muitos param para um lanche rápido, uma atitude que se pensa ser simples e inofensiva. O problema é que, na maioria das vezes, esta dieta vem carregada de muita fritura, gordura e rica em substâncias que podem acabar com a saúde do seu coração.
Os problemas relacionados ao coração ocupam o primeiro lugar no número de mortes por doenças em todo o mundo. As doenças do coração são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil, o que corresponde a 400 mil mortes por ano, segundo o Ministério da Saúde.
Juliano Rocha, cardiologista e diretor-geral do HEJ.
Diversos problemas cardiovasculares podem ser identificados em estágios iniciais por exames como eletrocardiogramas, testes de estresse durante exercícios, radiografias e exames de sangue.
O médico cardiologista e diretor-geral do Hospital Estadual de Jataí, Juliano Rocha, destaca que a principal forma de prevenir doenças cardiovasculares é tratar seus fatores de risco, entre eles, o colesterol alto, a hipertensão arterial e o diabetes. “Existem muitos mitos que precisam ser esclarecidos, e o principal deles é que o colesterol é ruim. O colesterol é primordial para o funcionamento do corpo humano, porque ele auxilia na formação de hormônios e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação”, esclarece.
Juliano reforça a necessidade de manter as taxas do colesterol regulares. “Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana”, alerta. O cardiologista explica que o nível elevado de colesterol no sangue, podem fazer com que placas de gordura se formem e se acumulem nas artérias, levando à obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro.
Dia Mundial do Coração
No próximo dia 29 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração alertamos para a importância de manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, atividade física e combate ao estresse para evitar problemas cardíacos.
Fonte: Ascom/HEJ
Categorias: Notícias Principais