“Projeto nascer HEJ” apresenta maternidade do hospital a gestantes de Jataí
Iniciativa dá mais tranquilidade às mães antes do dia do nascimento, e ainda o parto normal
Texto: Mayara Ferreira
Foto: Ascom/HEJ
Com a descoberta da gravidez, as mudanças no corpo, as dúvidas sobre esta fase da vida e como será o dia do nascimento do bebê, o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jataí (SMS), deu início ao Projeto Nascer HEJ com o objetivo de trazer segurança e tranquilidade para as futuras mamães.
O projeto foi apresentado como parte importante do processo de Humanização da maternidade. “A gestante, no seu período de maior sensibilidade, ao conhecer a unidade onde ela passará pelo trabalho de parto, pode ter maior confiança e conforto, além de minimizar o medo associado ao processo de parto”, comenta o Dr. Pedro Vinícius, diretor-técnico do HEJ e médico nefrologista.
Segundo a coordenadora multiprofissional do HEJ, a psicóloga Laryssa Hoff, além de terem suas dúvidas e questionamentos esclarecidos previamente, as gestantes, poderão elaborar um plano de parto adequado aos seus desejos. “Construindo um plano de parto, elas aprendem sobre si, sobre o espaço da maternidade, sobre direitos de escolha e, além disso, vivenciam sobre a entrega física e emocional que é um trabalho de parto”, cita.
Ansiedade era a sensação que Poliana Cabral, de 28 anos, grávida de 37 semanas do primeiro filho, dizia sentir antes da visita à maternidade. “Estou apreensiva por ser a primeira gestação, mas conhecer o ambiente ajudou muito. A maternidade melhorou bastante, e me trouxe tranquilidade para viver esse momento tão importante”, disse.
Acolhimento
O encontro é realizado uma vez por mês, para gestantes a partir da 30ª semana. Durante toda a visita, num percurso previamente elaborado, as gestantes são acompanhadas por uma equipe multiprofissional de psicólogas, enfermeiras e fisioterapeutas. Elas conhecem a maternidade, a sala de parto e a enfermaria. Além disso, participam de orientações em psicoeducação sobre o trabalho de parto e realizam alguns exercícios de fisioterapia pélvica.
“É muito importante que a gestante conheça o local do seu parto, os profissionais que irão acompanhá-la durante o processo, seja ele normal ou cesárea, entre outros benefícios que a unidade oferece para essas pacientes”, explica a gerente de Enfermagem do hospital, Meiriellen de Souza Costa.
Fonte: Ascom/HEJ
Categorias: Notícias Principais