Fundahc lança projeto piloto de atividade física no trabalho
A fase experimental será realizada na administração e, posteriormente, nas unidades de saúde geridas pela fundação
Texto: Jéssica Valerio
Foto: ASCOM/Fundahc
O professor Carlos Alexandre Vieira, vice-diretor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG), esteve na Fundahc Administração apresentando aos colaboradores a proposta do projeto piloto “Efeitos de um Programa de Atividade Física (PAF) no Ambiente de Trabalho”, que tem o objetivo de avaliar e auxiliar na melhoria dos indicadores de saúde dos trabalhadores, como qualidade de vida, ansiedade, sintomas depressivos, dor e stress, além de atributos físicos, como o desempenho muscular.
“A ideia deste projeto surgiu durante uma conversa com uma de nossas diretoras das unidades de saúde. Ela destacou que esta iniciativa seria até uma demanda da ONA, certificação que nós temos, em promover um ambiente mais saudável aos colaboradores”, diz a diretora-executiva da Fundahc, professora Lucilene Maria de Sousa.
De acordo com o professor Carlos Alexandre, coordenador do projeto, na prática, o programa funcionará da seguinte maneira: durante o expediente, os colaboradores vão realizar exercícios de resistência muscular, alongamentos e de relaxamento por até 30 minutos, às terças e quintas-feiras, com o auxílio de um profissional da educação física. Ainda vão receber conteúdos digitais especiais sobre saúde, alimentação e bem-estar: “O objetivo é melhorarmos a proposta ao longo do tempo com a contribuição dos participantes. Aqui na Fundahc Administração será como um laboratório, então alguns detalhes podem ser alterados”.
O projeto piloto será realizado pelo período de seis meses, entre novembro de 2023 e maio de 2024 e, após avaliação dos resultados alcançados, a proposta inicial é estendê-lo por mais quatro anos e desenvolver as atividades nas unidades de saúde geridas pela fundação, com o propósito de incentivar a prática de atividade física, melhorar a saúde mental e aumentar o conhecimento dos trabalhadores sobre exercício e saúde.
“Este programa faz parte das ações estratégicas da área de Gestão de Pessoas e está em consonância com os objetivos da fundação em oferecer qualidade de vida aos colaboradores”, ressalta Cristiano Crispim de Figueiredo, gerente administrativo da Fundahc.
Fonte: Ascom/Fundahc
Categorias: Notícias Principais