Colaboradores do HEJ aderem à campanha do Outubro Rosa
Unidade coletou exames do colo de útero para as colaboradoras, ministrou palestras e produziu murais alusivos à campanha
Texto: Mayara Ferreira
Fotos: Ascom HEJ
O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), uma unidade de saúde do Governo de Goiás, realizou a primeira campanha de coleta de exame citopatológico do colo de útero para as colaboradoras do hospital. A ação foi realizada em parceria com o Programa da Mulher, da Prefeitura de Jataí, e faz parte das atividades em alusão à campanha Outubro Rosa.
"O exame preventivo está entre os principais métodos para prevenção de câncer de colo de útero e o objetivo da campanha é prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar as lesões precursoras do câncer e as doenças associadas, além de ser uma maneira de homenagear, cuidar e proteger as mulheres que dedicam suas vidas a cuidar de outras vidas na unidade", explica a coordenadora de cuidados ao paciente do HEJ, Fernanda Ribeiro.
A fisioterapeuta Luma Santos Lopes foi uma das colaboradoras que garantiu sua própria coleta de preventivo do ano. “Acho importante fazer o exame, porque muitas vezes estamos aqui trabalhando, dia após dia, e não fazemos nem o básico, que é, por exemplo, aferir nossa pressão arterial. E essa campanha lembra todas nós que cuidar da nossa saúde também é importante. É muito interessante o hospital fornecer esse cuidado às suas funcionárias”, disse.
Os resultados serão avaliados pelo Programa da Mulher e, em casos com alteração, serão realizados mais exames e acompanhamento pelo programa.
Em continuidade à campanha, o HEJ promoveu palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O evento, ministrado pela enfermeira e gerente do Programa de Atenção à Saúde da Mulher do município de Jataí, Soraia Gouveia, abordou aspectos sobre câncer de mama, sinais e sintomas do desenvolvimento da doença. "Os sinais mais comuns são: caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor, alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas e outros", afirmou.
A profissional reforçou também a importância da prevenção, que faz toda a diferença para minimizar os riscos do desenvolvimento da doença. "Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama, por isso, não há uma causa específica, mas entre os cuidados preventivos podemos citar a prática de hábitos saudáveis, como, por exemplo, alimentação saudável, atividade física, atenção ao próprio corpo e exames de rotina", destacou.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. “O MS recomenda que seja realizada a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas”, contou Soraia.
Além da palestra, murais foram espalhados pela unidade e os colaboradores aderiram à campanha da Secretaria de Estado Saúde de Goiás (SES-GO) – Dia R – Saúde Veste Rosa. A fachada do HEJ também ganhou uma iluminação especial para lembrar o quanto a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura.
Categorias: Notícias Principais