Célia Câmara promove evento interno sobre assistência humanizada em cuidados paliativos
Cerca de 130 profissionais da maternidade participaram da capacitação
Texto: Jéssica Valerio
Foto: Ascom/Fundahc
A Comissão de Cuidados Paliativos (CCP) do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), organizou a semana da Assistência Humanizada em Cuidados Paliativos com o objetivo de capacitar e sensibilizar a equipe assistencial da unidade. Ao longo da programação, a médica residente do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Ana Carolina Medeiros, palestrou aos colaboradores sobre “Introdução aos cuidados paliativos: cuidados práticos e quando abordar”, para aumentar o conhecimento dos profissionais sobre o assunto.
Participaram do evento a psicóloga do HMMCC, Thaisa Ribeiro com o tema “Assistência em cuidados paliativos: comunicação e suporte multiprofissional” e a psicóloga do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Gabriela Borges, explicando e tirando dúvidas dos participantes sobre “Acolhimento em cuidados paliativos: do diagnóstico ao luto”.
De acordo com Andreza Mariz, coordenadora multiprofissional do HMMCC, este foi o primeiro evento organizado pelo CCP e contou com o apoio do Grupo de Trabalho Humanização, as duas comissões multiprofissionais auxiliaram no processo de planejamento e discutiram a temática em prol também da comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, celebrado anualmente em 14 de outubro.
“A intenção deste evento foi divulgar o trabalho da CCP do Célia Câmara, ressaltando o que tem sido feito por nós a partir das reuniões com as famílias dos pacientes, do acompanhamento prestado a cada um, e claro, sanar dúvidas em relação às condutas mais assertivas durante o atendimento, ressaltando sempre que o cuidado paliativo não é só deixar o paciente falecer, mas tentar ao máximo promover conforto e amenizar o sofrimento dele”, explica Andreza.
Comissão de Cuidados Paliativos do Célia Câmara
A Comissão de Cuidados Paliativos (CCP) foi fundada em novembro de 2022, com o objetivo de oferecer atendimento humanizado aos pacientes admitidos no Célia Câmara que precisavam de cuidados paliativos. Os próprios profissionais da equipe assistencial da UTI observaram a necessidade de oferecer este serviço aos pacientes, então juntos, criaram e implementaram a CPP na unidade.
“Recebemos pacientes com critérios para cuidados paliativos, ou seja, qualquer pessoa que seja acometida por uma doença que ameace a vida. Nosso perfil é em ampla maioria composto por pacientes idosos com múltiplas comorbidades e também pessoas com falências orgânicas graves, independente da idade”, explica o médico intensivista, Gustavo Prudente Gonçalves, presidente da CCP.
Atualmente, a equipe da comissão é composta pela vice-presidente, Alessandra Ribeiro, (enfermeira e coordenadora da UTI), os secretários Thaísa Nogueira Ribeiro, (psicóloga) e Leandro Lima da Paixão, (assistente social) do HMMCC. Além disso, fazem parte: Andreza Mariz (coordenadora multiprofissional), Emílio Brito (psicólogo), Euller Cunha (fisioterapeuta), Maria Aparecida de Souza (assistente social), Moara Jaime (nutricionista), Pedro Henrique de Castro (médico), Ramon Guerra (médico), Talita Costa (fonoaudióloga), Thainara Silva (enfermeira) e Yuri Cavalcante (cirurgião-dentista).
Fonte: Ascom/Fundahc
Categorias: Notícias Principais