Ambulatório Luto HEJ

Hospital Estadual de Jataí realiza atendimento psicológico destinado ao luto e perdas

Em 12/12/23 08:40. Atualizada em 12/12/23 08:43.

Serviço completou dois anos em junho de 2023 e atendeu mais de 700 pessoas

Texto: Mayara Ferreira 

Fotos: Ascom Fundahc 

Ambulatório Luto HEJ
Foto ilustrativa do antendimento do Ambulatório de Luto, no HEJ

 

 

Disponibilizar suporte psicológico para acolher e conduzir o processo terapêutico amparando a vivência do processo de perda é o objetivo do Ambulatório de Luto do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ). A unidade de saúde do Governo de Goiás na região Susoeste do estado criou o serviço durante a pandemia e o manteve nas rotinas pelo impacto positivo junto aos familiares.


“O luto é um processo que precisa ser vivido e, muitas vezes, conduzido para que o enlutado não tenha prejuízo em sua qualidade de vida. Com isso, o ambulatório abre um espaço individual, seguro e sigiloso para que o cuidado terapêutico seja o mais eficiente e pessoal possível”, explica a encarregada pelo serviço de Psicologia do HEJ, a psicóloga Aline Carvalho Costa.


Em Goiás, o HEJ foi pioneiro na criação do ambulatório especializado em luto do Sistema Único de Saúde (SUS), completando dois anos de serviço em 2023. Já foram realizados mais de 700 atendimentos na unidade.


Para ter acesso, basta procurar o serviço de psicologia do HEJ e fazer o agendamento. “As psicólogas anotam os dados dos pacientes que serão encaminhados para uma lista de espera relativamente rápida”, explica Laryssa Hoff, coordenadora multiprofissional do HEJ.

Categorias: Notícias Principais