Affonso Honorato assume diretoria técnica do Hospital e Maternidade Dona Iris
Médico atuava há dois anos como coordenador de obstetrícia da unidade da Prefeitura de Goiânia
Texto: Thalita Braga
Fotos: Ascom Fundahc
O médico Affonso Honorato da Silva e Souza Neto assumiu a diretoria técnica do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) na última terça-feira, 2 de janeiro. Affonso estava há dois anos como coordenador de obstetrícia do HMDI e segue agora com a missão de conduzir atualizações anunciadas pelo secretário municipal de saúde, Wilson Pollara.
“Como é de conhecimento de todos, o secretário Wilson Pollara anunciou sua intenção de tornar o HMDI uma unidade exclusiva para atendimentos de alta complexidade, e eu assumo a diretoria técnica do HMDI com muita responsabilidade, a pedido da professora Lucilene, para que essas mudanças possam acontecer naturalmente sem afetar o bom atendimento da população, que é a nossa maior preocupação enquanto profissionais de saúde”, afirmou Affonso.
Affonso destacou a capacidade física e técnica do HMDI, que hoje é referência para a assistência neonatal de alta complexidade, e a importância de avançar neste tipo de atendimento também para as mães. “Nós temos na Dona Iris muitos leitos de UTI neonatal, leitos intermediários neonatais, mas nós não temos leitos maternos, UTIs maternas. Isso dificulta algumas patologias obstétricas. Então, quando a mãe tem alguma cardiopatia, reumatologia, acabam precisando ser transferidas para um hospital que tem suporte de UTI materno”, destaca.
Durante a primeira reunião com a equipe de gestores do HMDI, Affonso falou dos desafios e projetos para 2024 e também compartilhou um pouco da história de sua família com o HMDI. “A maternidade de Dona Iris foi uma conquista da população da Vila Redenção junto à ex-primeira-dama Dona Iris. Meu pai, Fernando Honorato, que também era obstetra, trabalhava no Materno Infantil e pediu transferência para o Dona Iris. Mais ou menos nessa mesma época, minha mãe, Selma Trad, também trabalhava aqui como obstetra. No período em que eu estava prestes a nascer, minha mãe era diretora técnica do HMDI, 30 anos atrás”.
Formado em medicina pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, Affonso fez residência médica em ginecologia e obstetrícia no Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro. É pós-graduando em ultrassonografia ginecológica e obstétrica pela Nexus.
Categories: Notícias Principais