José Rodrigues

Conheça José Rodrigues, novo assessor institucional da Fundahc

Em 18/01/24 12:29. Atualizada em 07/06/24 12:19.

A chegada do profissional marca as mudanças realizadas na estrutura organizacional e o foco no fortalecimento da imagem da fundação

Por: Jéssica Valerio
Foto: Ascom/Fundahc

José Rodrigues é farmacêutico, mestre e doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo (USP), docente externo da Universidade Federal de Goiás (UFG) e docente orientador pleno no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. 

Com vasta experiência na área da saúde há mais de 20 anos, José assumiu cargos estratégicos como consultor técnico do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e consultor internacional em Recursos Humanos em Saúde na Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS).

josé e LucileneAssessor institucional da Fundahc, José Rodrigues, ao lado da diretora-executiva, Lucilene Maria de Sousa.

Agora, mediante o convite da diretora executiva da fundação, Lucilene Maria de Sousa, José assume o desafio conjunto de conduzir a Fundahc/UFG a maiores feitos na área da saúde. Em um momento de transformações significativas propostas pelo projeto ‘Aprimora Fundahc’, conduzido por consultoria da universidade, os gestores guiarão a equipe administrativa da fundação a implantar ações estabelecidas no planejamento estratégico.

O novo assessor iniciou suas atividades em 12 de janeiro, e conta quais são suas perspectivas. Confira: 

 

P: Qual é a sua visão para o papel da Fundahc na promoção da saúde?

R: Na minha visão, a Fundahc promove a qualificação dos serviços de saúde e uma maior eficiência no papel do planejamento da gestão da saúde em consonância com os princípios da integração do ensino, sobretudo do serviço com a comunidade. Neste sentido, a minha visão é que a Fundahc é uma fundação estratégica tanto na gestão da saúde, quanto também na sua função de formação de recursos humanos em saúde, no desenvolvimento de pesquisas, no papel de extensão, com esse olhar para o ensino na área da saúde e em aspectos inovadores. Nossa fundação tem todo este potencial, cuja finalidade é apoiar e qualificar a gestão da saúde para que tenha uma oferta de serviços, bem como de formação de profissionais preparados para atender as necessidades do Sistema Único de Saúde.

P:Quais são as suas expectativas integrando a equipe da fundação?

R: A expectativa que eu tenho é de poder contribuir com a direção desta fundação. Colaborando com o planejamento e todos os processos gerenciais, para que possamos alcançar os resultados previstos pela Fundahc: o apoio à gestão da saúde, a pesquisa, o ensino, a extensão e a formação de profissionais de saúde. Então, a minha expectativa é que eu possa, de fato, colaborar com uma gestão da saúde em consonância com os propósitos que a fundação tem ao longo destes 25 anos. 

P:Como foi receber o convite da diretora-executiva, Lucilene Maria de Sousa?

R: O convite para assumir uma função dentro da Fundahc, inicialmente para mim foi uma surpresa. Confesso que foi um desafio aceitar por ser algo novo, mas é com imensa satisfação e alegria que estou compondo a equipe, sendo mais um membro para poder contribuir com ações em curso da nossa fundação.

P: Como as suas experiências anteriores podem contribuir no alcance dos objetivos da Fundahc?

R: Eu penso que as experiências profissionais que tenho ao longo de 20 anos de formado têm uma estreita relação com os objetivos que a Fundahc apresenta. A minha experiência é na gestão da saúde, desde o nível municipal, federal, passando pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, e também por organismos internacionais como a Organização Pan-Americana de Saúde. Além de toda esta experiência na gestão da saúde, eu também sou pesquisador e docente na área da saúde pública, coletiva. Então, todo este rol de experiências poderá contribuir sobremaneira para alcançar os objetivos que a fundação apresenta, principalmente nesta conjuntura de transformações para reformular seus princípios e processos de planejamento estratégico, muito em consonância com as novas necessidades que são esperadas na gestão dos serviços de saúde, bem como no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais da área.

P: Você quer deixar alguma mensagem para os colaboradores da fundação?

R: Para todos os colaboradores e colaboradoras da Fundahc e parceiros, eu gostaria de me colocar à disposição de todos e todas. Se sintam, assim como eu, bem acolhidos e que possamos de fato atuar em equipe, pois vamos caminhar juntos para alcançar todos os objetivos que a fundação se propõe, desenvolvendo um trabalho pautado nos princípios da ética e da transparência. Juntos vamos desenvolver ações que possam contribuir com a gestão da saúde e a formação de profissionais mais qualificados para o nosso sistema de saúde. Que sejamos exemplo de boas práticas na gestão da saúde pública no país como um todo.

Fonte: Ascom/Fundahc

Categorias: Notícias Principais