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Fundahc promove primeira oficina de avaliação de processos e planejamento com líderes do HEJ

Em 01/02/24 16:00. Atualizada em 01/02/24 16:39.

Encontro aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro e  envolveu líderes do Hospital Estadual de Jataí e da fundação gestora da unidade

Texto: Thalita Braga 

Fotos: Ascom Fundahc 

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A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) realizou, nos dias 30 e 31 de janeiro, a 1º Oficina de Avaliação dos Processos Gerenciais e Planejamento 2024. O encontro reuniu os líderes do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho e da Fundahc com o objetivo de desenvolver um plano de ação para unidade de saúde do governo de Goiás.

Durante a oficina foram trabalhados oito eixos temáticos: projetos, recursos humanos e processos administrativos, comunicação de qualidade, financeiro, compras, tecnologia da informação, patrimônio e contabilidade, e infraestrutura. Lucilene Maria de Sousa, diretora-executiva da Fundahc, destacou que a oficina foi pensada para reforçar o papel de cada líder e discutir ações de melhorias de fluxos e processos do HEJ, com a participação ativa da equipe da Fundahc, instituição gestora do hospital. 

“Esse foi um momento de escuta, de troca e de construção de um plano de ação para colocarmos em prática ao longo deste ano. Para nós, é muito importante ver cada um exercendo seu papel de liderança, apresentando seus desafios, pontos de melhorias e os objetivos que iremos trabalhar juntos, HEJ e Fundahc”, disse.

O assessor institucional da Fundahc, José Rodrigues, pontuou que os processos gerenciais desempenham um papel essencial na governança corporativa para que a organização funcione de maneira eficiente, transparente, ética e em conformidade com as regulamentações e normas aplicáveis. “Para que a oficina fosse eficaz, identificamos os principais oito eixos temáticos referentes à macrogestão e abrimos um espaço de fala para que cada líder pudesse apresentar suas vulnerabilidades, pontos de desenvolvimento e melhorias. 

Para o supervisor de tecnologia da informação da unidade de Jataí, Paulo Henrique Pereira, a oficina foi fundamental para a aproximação entre os gestores do HEJ e da Fundahc, a melhoria dos processos internos e a interlocução com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO). “O mais importante para mim foi a oportunidade de falar sobre os desafios e necessidades do meu setor. Eu estou na supervisão há quase um ano e durante muito tempo eu me programei para aproveitar alguma reunião e falar. Durante essa oficina, eu consegui expor que nós não somos apenas um setor operacional que troca cartuchos, mas um setor estratégico que atende demandas de todas as áreas do hospital e que precisa ser valorizado”, disse. 

Marieli Rodrigues Costa, diretora administrativa do HEJ, avaliou que a oficina foi um marco para as lideranças da unidade estadual. “A divisão entre os principais eixos estratégicos foi certeira. Um momento em que cada líder pôde apresentar por meio dos indicadores de suas áreas de atuação o que foi realizado em 2023 demonstrando suas conquistas, as principais metas alcançadas, além dos desafios também encontrados.” Para a diretora, o encontro gerou grande expectativa de melhoria no trabalho. “Quando a gente analisa os cenários e definimos metas, ações, recursos envolvidos, a perspectiva de alcançar esses objetivos é bem maior. Então, nossa expectativa depois da oficina é de excelentes resultados para 2024.” 

Renato Ferro, gerente de compras e contratos da Fundahc, corroborou a importância do encontro para aproximação entre as equipes da fundação e do HEJ. “Foi a oportunidade de conhecermos melhor as demandas do dia a dia e entender mais sobre os fluxos dos processos da unidade. A proposta da nossa diretora, professora Lucilene, é somar com os profissionais do HEJ para avançarmos em qualificação das equipes e melhorias na estrutura física da unidade a fim de oferecermos um serviço cada vez melhor para os usuários do SUS da região Sudoeste”, afirma. 

 

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