HMMCC realiza ação em parceria com Hemocentro para abastecer estoque de sangue que atende as três maternidades públicas
Unidade móvel atenderá doadores das 8 às 16 horas para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea
Texto: Thalita Braga
Foto: Ascom Fundahc
O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) realizam nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, das 8 às 16 horas, uma coleta externa na unidade da Prefeitura de Goiânia, localizada na Av. Senador Canedo, 1031-907, Conjunto Vera Cruz. A ação tem como objetivo reforçar os estoques da Rede Estadual de Hemocentros do Estado (Rede Hemo) que caem na véspera e ao longo de feriados, enquanto a demanda aumenta. Interessados em fazer uma doação de sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea durante a ação no HMMCC podem agendar um horário pelo telefone (62) 3121-6271.
Segundo a supervisora do laboratório do HMMCC, Alana Montalvão, as maternidades municipais têm uma demanda constante de hemocomponentes para assistir gestantes, puérperas e recém-nascidos. “Esses hemocomponentes são utilizados para atender tanto pacientes de cirurgia eletivas ou de urgência, quanto os bebês que precisam de transfusão para corrigir anemia, que é comum em prematuros; dificuldade respiratória; distúrbios de coagulação e até casos graves como na doença hemolítica do recém-nascido, que muitas vezes requer a “troca” de todo o sangue do bebê pelo sangue de um doador”, explica.
Quem pode doar?
Alana explica que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. “Para a doação é importante que o voluntário tenha dormido bem, pelo menos seis horas na noite anterior, esteja alimentado e não tenha fumado nas últimas duas horas. Após o almoço também é preciso aguardar duas horas para realizar a coleta, e se hidratar bem”, orienta.
A profissional também chama atenção para o prazo de inaptidão para quem teve covid-19, que é de 10 dias após a remissão dos sintomas, e no caso de dengue, o voluntário deve aguardar 30 dias. “As vacinas também têm um período de inaptidão que varia entre 48 horas e 12 meses, e é preciso avaliar cada caso”, pontua.
Já para se cadastrar como um doador de medula óssea é necessário atender os seguintes requisitos: ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, e o cadastro pode ser feito durante a doação de sangue.
Serviço:
Doação de sangue no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara - Unidade Móvel do Hemocentro
Data: 15/2/2024
Horário: Das 8 às 16 horas
Local: Estacionamento do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara - Av. Senador Canedo, 1031-907, Conjunto Vera Cruz, Goiânia
Agendamento de doação: (62) 3121-6271
Categorias: Notícias Principais