acolhimento-residentes-2024

Hospital e Maternidade Dona Iris recebe novos residentes médicos

On 03/04/24 10:26 . Updated at 03/04/24 10:29 .

Acolhimento dos profissionais foi realizado nesta sexta-feira, 1° de março, com orientações da diretoria e da equipe técnica do hospital

Texto: Thalita Braga 

Fotos: Ascom Fundahc 

residentes-medicos-hmdi-2024

O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), uma unidade da Prefeitura de Goiânia, realizou nesta sexta-feira, 1° de março, o acolhimento dos novos residentes médicos que passarão a atuar no hospital. Os residentes foram recepcionados no auditório do HMDI e puderam conhecer mais sobre a cultura organizacional e operacional da unidade, assim como os protocolos que devem ser seguidos em sua nova rotina na unidade.

Durante o encontro, os residentes foram recepcionados pelos diretores da unidade, Rogério Araújo, Affonso Honorato, Cleusa Queiroz e Waldemar Naves, e receberam orientações sobre prontuário eletrônico, saúde e segurança do trabalhador, diretrizes e protocolos, entre outros assuntos relacionados às suas atividades na unidade.

Waldemar Naves Amaral, diretor de Ensino e Pesquisa do HMDI, destacou que, desde 2013, o HMDI é reconhecido como hospital escola pelo Ministério da Saúde e Educação, e que a formação de novos profissionais sempre fizeram parte dos propósitos da unidade, promovendo a excelência na experiência do usuário do SUS.

“A Maternidade Dona Iris se tornou uma hospital-escola e tem a única Coreme do munícipio de Goiânia. Ela tem estrutura física de excelência, tem um aspecto de definição de atendimento humanizado, bons equipamentos, e foi montada uma residência médica, uma pós-graduação lato sensu, com a finalidade de criar especialistas”, disse.

O diretor destacou que a residência médica da unidade tem cinco programas de ensino: ginecologia e obstetrícia, pediatria, neonatologia, mastologia e medicina de família e comunidade. “Hoje estamos recebendo 25 residentes que foram selecionados pela Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia para fazer uma pós-graduação latu sensu voltada para a educação em serviço”, destaca.

Waldemar destacou o papel da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc/UFG), instituição gestora do HMDI, e do seu compromisso com a formação de novos profissionais na área da saúde. “A Fundahc é uma instituição de excelência, que dá condições para que a maternidade funcione, que atenda a população com a humanização, e ainda a condição acadêmica para que esses profissionais que estão aqui hoje, possam se tornar especialistas em um hospital-escola de referência".

A médica Tátila Borges de Castro Junqueira, que já atua na unidade como pediatra, escolheu a Dona Iris para se especializar em neonatologia. Ela conta que teve uma experiência muito frutuosa no hospital, e logo que soube do programa de residência, se inscreveu. “O programa aqui é muito completo, fui muito bem recebida por todos e aí fiquei sabendo que ia abrir o processo seletivo, resolvi me inscrever e deu tudo certo”, conta.

Categories: Notícias Principais